A prática docente pressupõe o compartilhamento de saberes diversos. O ensino é uma prática complexa que necessita das interações entre os sujeitos, que se modifica conforme o contexto vigente ao qual estão inseridos esses indivíduos, por isso o desenvolvimento desses indivíduos condiz com o raciocínio crítico, reflexivos, transformador. A nossa proposta se justifica em usar a didática em sala de aula para as aulas fluírem sucintamente, onde o aprendizado faça sentido. O nosso objetivo é averiguar como a da Didática possibilita melhores aprendizados em sala de aula. Dessa forma, na Educação a Didática proporciona aprendizagens? Qual a sua importância para a Educação? A Didática cumpre um papel essencial no trabalho docente, visto que, o ensino não é transferência de conhecimentos, a mediação, o estímulo a autonomia precisa ser parte das possibilidades para os educandos. Evidenciamos neste trabalho as contribuições de certos autores, como: Araújo, Rodrigues e Aragão (2017); Candau, Koffi (2015); Comenius (2015); Dantas (2017); Franco e Pimenta (2016) ; Franco (2015); Libâneo (2006); Luckesi (2012); Neto e Maciel (2008); Porto (2021), entre outros. Comenius viu muitas possibilidades para a Didática, na atualidade ela precisa estar voltada para transformação social, isso pode ocorrer por meio da educação emancipadora, rompendo com os paradigmas excludentes ainda existente. Analisamos brevemente o percurso da didática e suas possibilidades na formação de cidadãos conscientes de seu papel transformador na sociedade, com o intuito de mostrar que formas de ensinar de antigamente ainda ocorrem em nossos dias.