As olimpíadas científicas são competições destinadas a alunos desde o ensino fundamental até a graduação. Existe uma variedade delas, abordando desde disciplinas básicas como a matemática, até assuntos pouco comuns nas escolas, como Medicina. Por serem realizadas com dificuldades variadas e em diversos formatos, como provas escritas, produções audiovisuais e de artigos científicos, é questionável qual visão os alunos possuem acerca dessas competições. Entender tal cenário é importante pois permite a identificação de fatores a serem melhorados no processo de realização desses eventos. Assim, é possível traçar metas para que mais alunos de beneficiem das olimpíadas. Para realizar tal investigação, foi feita uma pesquisa documental cujos dados foram coletados a partir de questionários com perguntas objetivas e discursivas em dois momentos em uma mesma turma do IFRN - Campus Parelhas. Pôde-se concluir, a partir da análise das respostas, que a maioria dos alunos possuem uma visão positiva desses eventos. Além disso, a maior parte dos estudantes apenas sabem da existência de olimpíadas de matemática, não possuindo noção da variedade de competições que cobrem as mais diversas esferas do conhecimento. Dessa forma, o alunado que não possui propensão para a matemática, acaba ficando a margem dos benefícios ofertados pela participação nesses concursos.