Na docência do componente Curricular de Matemática da Educação do Campo, desde 2017, em Humaitá-Amazonas, com as turmas de 6º ao 9º ano foi percebido durante as aulas de estatística, no conteúdo de gráficos, a dificuldade dos alunos em compreender a construção nas escalas centímetros e metros. Nesse sentido, surgiu o diálogo com os discentes, que relataram sua vivencia cotidiana no âmbito de suas atividades agrícolas de como fazer para medir, calcular e dividir a altura de seus plantios de roça. Então, nesse momento, houve o despertar do docente, concernente ao conhecimento de mundo dos discentes, no que tange a cultura familiar em sala de aula. Os estudos da etnomatemática está direcionado a arte ou técnica de entender e explicar os conhecimentos de um determinado povo. Nessa perspectiva, a atividade foi realizada da seguinte forma: após a plantação da maniva e passados alguns dias os estudantes do 6º ano foram a campo para a realização de medidas das alturas através dos dedos agrupados, chaves e palmos; a cada semana faziam medias para construir seus gráficos em sala de aula; foram necessárias quatro semanas para a construção dos gráficos. Em linhas gerais, esta vivencia oportunizou perceber o quanto é importante para o docente saber ouvir os anseios dos seus alunos, visto que, proporcionou aos discentes o entendimento do conteúdo de acordo com sua realidade, bem como relacionar o saber acumulado pelos trabalhadores ribeirinhos, conhecimentos esses, legitimados pelas práticas que desenvolvem, como: a forma de medir, de calcular e tantas outras.