Este trabalho tem referências centrais no Ensino Problémico , estruturada por M. I. Majmutov, com contribuições de outros autores, além da Teoria de Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos, de P. Ya. Galperin, para analisar dificuldades e possibilidades para o uso de situações-problémicas baseadas em contradições dialéticas na matemática, o processo de internalização da ação de suas resoluções, colaborando com o desenvolvimento do pensamento criativo e com a formação da personalidade do sujeito. Nesse tipo de ensino, as bases teóricas, categorias, métodos e técnicas utilizados contribuem com a assimilação de conceitos e a transferência de aprendizagem a novas situações, permitindo que os estudantes enfrentem tais contradições durante seu processo de aprendizagem escolar, de modo conscientemente planejado, realizado e regulado, partindo de uma busca criativa de soluções as situações que enfrenta, que se articulam ao desenvolvimento da sua personalidade, conforme indicadores qualitativos definidos previamente, permitindo que ele utilize a melhor orientação para a solução de diferentes situações-problémicas, respeitando os limites de generalização desse referencial teórico. Em sua elaboração, o professor compreende que seu estudante, ao tomar consciência sobre ela e a contradição nela contida, entende o que deve procurar, devendo ter uma orientação geral, como proposta deste trabalho, por um Esquema de Base Orientadora Completa da Ação (EBOCA).