A química é uma disciplina intimamente ligada aos fenômenos que ocorrem na natureza. Assim, as teorias e conceitos associados à química baseiam-se em fatos e, portanto, esta é uma disciplina fortemente experimental. Por isso, o lado visual possui um peso significativo sobre os mecanismos de associação dos conteúdos ministrados nessa disciplina. Nas escolas e instituições de ensino, o lado visual da química pode ser trabalhado por meio de aulas experimentais ministradas em ambientes apropriados. A experimentação contribui muito para o entendimento dos alunos a respeito dos conteúdos trabalhados nessa disciplina, além de contribuírem para o maior interesse dos alunos pelos estudos ao desenvolverem atividades mais lúdicas fora do padrão das salas de aula convencionais. No entanto, para que as aulas experimentais de química sejam ministradas com segurança e qualidade, é importante contar também com uma infraestrutura física mínima que permita o desenvolvimento das atividades planejadas e com os materiais, equipamentos e reagentes necessários. Nesse contexto, o objetivo dessa pesquisa é analisar qual a incidência de laboratórios de química entre as escolas públicas brasileiras e as condições de uso em que esses espaços se encontram. Foi realizada uma busca de evidências na literatura, através de artigos científicos nacionais publicados nos últimos 5 anos sobre o tema. Os resultados mostraram que a maioria das escolas públicas do país não contam com espaços adequados para esse tipo de atividade, e mesmo quando existem laboratórios, a falta de materiais, de equipamentos e a má manutenção são um empecilho constante.