Esta pesquisa teve como objetivo analisar os impactos da ausência da Libras na área da educação de surdos, especificamente na Base Nacional Comum Curricular – BNCC. Nesse sentindo, propusemos uma reflexão acerca da importância da Libras desde a tenra-infância na área da educação de surdos no Brasil, levando em consideração os estudos sobre aquisição de linguagem e os principais documentos políticos educacionais e linguísticos. Trata-se de uma pesquisa de natureza básica, de abordagem qualitativa, exploratória e bibliográfica. A BNCC, documento normativo contemporâneo que orienta a educação básica brasileira, organiza a área de linguagens na seguinte ordem: a) Língua Portuguesa; b) Língua materna para populações indígenas; c) Língua estrangeira moderna; d) Educação física; e) Artes. A ausência da Libras na área de linguagens é o ponto de ignição geral desta pesquisa, por dois motivos: a) a Libras é a língua oficial dos surdos brasileiros e a ausência da difusão e do ensino desta língua gera discussões, análises e reflexões, sob a ótica de inúmeros pesquisadores, em especial os que estão envolvidos com a esfera educacional; b) como visualizar a verdadeira inclusão, a fim de garantir uma educação de qualidade aos alunos surdos brasileiros, uma vez que a BNCC não promove o ensino da Libras como disciplina curricular? Desse modo, esta pesquisa analisou os reflexos e as consequências da ausência deste idioma de modalidade gesto-visual nas escolas brasileiras.