BOTÂNICA APLICADA AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ADAPTAÇÃO À UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88720 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 13184 "titulo" => "BOTÂNICA APLICADA AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ADAPTAÇÃO À UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL." "resumo" => "O sistema de educacional tem passado por grandes desafios e transformações que transpassam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, tendo a escola um papel fundamental na adaptação do ensino e da dinâmica escolar à tais transformações. Diante desse contexto, objetiva-se com este trabalho apresentar um relato de atividade prática interativa de Ciências, desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Cabedelo-PB, em sistema de aula remota síncrona. A aula sobre os tipos de folhas, conteúdo de botânica adaptado à esse nível de ensino, foi proposta na perspectiva de ensino a distância, durante o período da pandemia, tendo como elementos básicos no desenvolvimento da atividade prática a observação de diferentes estruturas e formatos das folhas em associação à aptidão de desenho. Para execução, utilizou-se a plataforma Google Meet, na qual os estudantes puderam acompanhar os diferentes tipos e formatos de folhas apresentados, desenhando-os em seus cadernos. A aula em questão, culminou em um desenho final de um tipo de folha de uma planta na qual o estudante tivesse acesso em sua própria casa. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta atividade prática interativa mostram evidências favoráveis à experiência de sua execução no ensino remoto emergencial, mostrando que em esta aula, a participação dos estudantes foi muito maior às anteriores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13184_TB1519_05072022161446.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KLECYA DE ARAÚJO PAIVA" "autor_nome_curto" => "KLECYA" "autor_email" => "maria.klecya@academico.if" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88720 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1519 "inscrito_id" => 13184 "titulo" => "BOTÂNICA APLICADA AOS ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ADAPTAÇÃO À UMA ATIVIDADE PRÁTICA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL." "resumo" => "O sistema de educacional tem passado por grandes desafios e transformações que transpassam diretamente o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, tendo a escola um papel fundamental na adaptação do ensino e da dinâmica escolar à tais transformações. Diante desse contexto, objetiva-se com este trabalho apresentar um relato de atividade prática interativa de Ciências, desenvolvida com estudantes dos anos finais do ensino fundamental em uma escola pública de Cabedelo-PB, em sistema de aula remota síncrona. A aula sobre os tipos de folhas, conteúdo de botânica adaptado à esse nível de ensino, foi proposta na perspectiva de ensino a distância, durante o período da pandemia, tendo como elementos básicos no desenvolvimento da atividade prática a observação de diferentes estruturas e formatos das folhas em associação à aptidão de desenho. Para execução, utilizou-se a plataforma Google Meet, na qual os estudantes puderam acompanhar os diferentes tipos e formatos de folhas apresentados, desenhando-os em seus cadernos. A aula em questão, culminou em um desenho final de um tipo de folha de uma planta na qual o estudante tivesse acesso em sua própria casa. Os resultados obtidos com o desenvolvimento desta atividade prática interativa mostram evidências favoráveis à experiência de sua execução no ensino remoto emergencial, mostrando que em esta aula, a participação dos estudantes foi muito maior às anteriores." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13184_TB1519_05072022161446.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KLECYA DE ARAÚJO PAIVA" "autor_nome_curto" => "KLECYA" "autor_email" => "maria.klecya@academico.if" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }