CADÊ O LÚDICO QUE ESTAVA AQUI? O CURRÍCULO COMEU! REFLETINDO SOBRE A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS/OS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88782 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1706 "inscrito_id" => 8935 "titulo" => "CADÊ O LÚDICO QUE ESTAVA AQUI? O CURRÍCULO COMEU! REFLETINDO SOBRE A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS/OS" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo refletir a formação de pedagogas/os, dando ênfase nos aspectos relacionados a ludicidade para atuação na Educação Infantil. Assim, trata das questões inerentes a formação de profissionais que trabalham e/ou irão trabalhar com crianças pequenas e a necessidade de reflexão em torno da temática no processo de formação. Para a realização do estudo, utilizou-se das abordagens qualitativas, ocorreu por intermédio das entrevistas semiestruturadas com sete pedagogas/os e também a análise do currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim - BA. No referencial teórico, tivemos como fundamentos os conceitos/ideias de Silva (2015), Santos (2001), Libâneo (2010), Arroyo (2013), Faria (2012), Kishimoto (2010), dentre outro. Compreendeu-se a partir da análise da matriz curricular, que o currículo do curso é constituído por um único componente curricular com carga horária de 60 horas, que trata da epistemológicas da ludicidade. Além disso, constatou-se a partir da perspectiva e das concepções das/os pedagogas/os que é necessário repensar o currículo do curso de Pedagogia do referido Campus, para que a ludicidade conquiste mais espaço nos processos de formação da/o pedagoga/o, que tenha um acréscimo de disciplinas e/ou uma maior carga horária no componente existente na matriz curricular, pois as/os pedagogas/os foram sinalizando a importância do curso para suas práticas pedagógicas, além de considerar a ludicidade dentro desse processo, a qual tem grande relevância na formação das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8935_TB1706_20072022212651.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍSE DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LAÍSE DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_email" => "laisesouzanascimento@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88782 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 1706 "inscrito_id" => 8935 "titulo" => "CADÊ O LÚDICO QUE ESTAVA AQUI? O CURRÍCULO COMEU! REFLETINDO SOBRE A LUDICIDADE NA FORMAÇÃO DE PEDAGOGAS/OS" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo refletir a formação de pedagogas/os, dando ênfase nos aspectos relacionados a ludicidade para atuação na Educação Infantil. Assim, trata das questões inerentes a formação de profissionais que trabalham e/ou irão trabalhar com crianças pequenas e a necessidade de reflexão em torno da temática no processo de formação. Para a realização do estudo, utilizou-se das abordagens qualitativas, ocorreu por intermédio das entrevistas semiestruturadas com sete pedagogas/os e também a análise do currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus VII, Senhor do Bonfim - BA. No referencial teórico, tivemos como fundamentos os conceitos/ideias de Silva (2015), Santos (2001), Libâneo (2010), Arroyo (2013), Faria (2012), Kishimoto (2010), dentre outro. Compreendeu-se a partir da análise da matriz curricular, que o currículo do curso é constituído por um único componente curricular com carga horária de 60 horas, que trata da epistemológicas da ludicidade. Além disso, constatou-se a partir da perspectiva e das concepções das/os pedagogas/os que é necessário repensar o currículo do curso de Pedagogia do referido Campus, para que a ludicidade conquiste mais espaço nos processos de formação da/o pedagoga/o, que tenha um acréscimo de disciplinas e/ou uma maior carga horária no componente existente na matriz curricular, pois as/os pedagogas/os foram sinalizando a importância do curso para suas práticas pedagógicas, além de considerar a ludicidade dentro desse processo, a qual tem grande relevância na formação das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8935_TB1706_20072022212651.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAÍSE DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "LAÍSE DE SOUZA NASCIMENTO" "autor_email" => "laisesouzanascimento@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }