Atualmente temos acesso ao conhecimento de maneira global com muito mais rapidez que nas décadas passadas. Enquanto os avanços tecnológicos são cada vez mais rápidos e as novas tecnologias se tornam cada vez mais presentes na vida de todos os membros da sociedade do século XXI, os professores devem está em constante processo de aperfeiçoamento para introduzirem em seus conteúdos as novas tecnologias. Sobre esse assunto Brito (2006) afirma que todos os professores enfrentam o mesmo problema para a inserção de novas tecnologias na educação: que é a falta de uma formação adequada para lidar com as novidades. Ainda sobre esse assunto essa autora discorre sobre a falta de suporte ao professor destacando o medo que o ser humano sente em relação à mudança e a máquina (computador, celulares, etc.) que tem se desenvolvido mais rápido que o próprio processo evolutivo do homem. Nesse sentido, a incorporação de Novas Tecnologias na escola não veio substituir o papel exercido pelo professor, essa veio para auxiliar na aprendizagem do educando buscando substituir o ensino tradicional que é mera memorização de conteúdo. A tecnologia permite ao educando uma nova maneira de ver o mundo, uma maneira mais ampla e diversificada. Diante desse contexto, surgiu nosso interesse em investigar como estavam sendo desenvolvido o trabalho com TDICS nas escolas de Ensino Médio da cidade de Parnaíba-PI e sua articulação com outras disciplinas. Especificamente, tínhamos como objetivo compreender os processos ensino-aprendizagem praticados nessas instituições a partir da utilização das TDICS. Para isso selecionamos três escolas de Ensino Médio da rede estadual que atendiam a modalidades de formação diferenciadas sendo uma de ensino médio profissionalizante, outra de ensino de tempo integral e outra escola com ensino médio regular. Utilizamos como procedimento de coleta dos dados entrevista com os professores e diretores da escola, efetivamente entrevistamos dois sujeitos de cada escola perfazendo um total de seis sujeitos. Após uma pesquisa de campo, verificamos que as escolas públicas de Ensino Médio regular em sua maioria não dispõem de profissionais qualificados para o ensino da informática e novas tecnologias, apesar de todas possuírem uma estrutura física e aparelhos para ensino da mesma, mesmo sendo disponibilizados cursos aos professores para aperfeiçoamento e ensino de como fazer uso desses recursos, entretanto não há um incentivo maior, por exemplo aumento salarial. Percebemos que algumas instituições de educação em Parnaíba já possuem a sua disposição ferramentas tecnológicas, no entanto a presença desses instrumentos não significa que estão sendo utilizados de forma correta. Observa- se que a tecnologia ainda não foi de fato incorporada ao currículo escolar e que em alguns casos está apenas na parte burocrática. Concluímos que as ferramentas e os espaços necessários para ensino e utilização das TDICS estão disponíveis de maneira geral em todas as escolas, esses espaços e ferramentas ainda não são devidamente aproveitados por professores e alunos por faltar uma melhor preparação para os profissionais do ensino e uma conscientização de todos, de maneira geral das potencialidades oferecidas pelas TDICS para o ensino.