O trabalho teve por objetivo refletir as dificuldades enfrentadas pelo professor e aluno no processo educacional de inclusão na disciplina de Biologia. Destacando assim que, no ensino de biologia aos alunos surdos, ainda existem muitos empecilhos que dificultam o processo de ensino-aprendizagem. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde foram selecionados artigos correspondentes ao objetivo do trabalho. Através dessa revisão, é perceptível que ainda existem dificuldades na inclusão de alunos surdos no ensino de biologia, pela especificidade dos conteúdos, pelos termos utilizados e por ser uma disciplina rica em detalhes, que dificilmente recebe apoio de um profissional. É preciso uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e na possível e necessária utilização de recursos que possam facilitar tanto a prática docente, como o aprendizado dos alunos, bem como sobre a importância da qualificação dos docentes e pela união entre família, escola e poder público, com intuito de melhorias e qualidade na educação para todos, de forma igualitária. A Libras se torna essencial nesse processo, assim como recursos pedagógicos que ajudem a desenvolver o ensino e a aprendizagem, desde recursos visuais a próprios recursos humanos, como o intérprete, mas que para isso, é necessário muita dedicação e comprometimento com a educação e com a inclusão.