O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) realiza o diagnóstico da qualidade do ensino oferecido no Brasil e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é o pré-requisito à admissão do aluno na educação superior. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do tempo e da leitura prévia do texto pelo professor sobre a execução de uma tarefa de leitura e interpretação em alunos do 6º ano do ensino fundamental e 2º ano do Ensino Médio. Participaram deste estudo, trinta estudantes de duas turmas do 6º ano, participantes do Saeb (2021), e 14 estudantes de duas turmas do 2º ano do Ensino Médio, prestes a realizar o ENEM, ambos remanescentes da mesma escola pública estadual. Foi programado como tarefa, a leitura de uma fábula, contendo 158 palavras, para posterior resolução de 7 questões subjetivas, contempladas por respostas explícitas no texto. Todas as duas turmas de alunos foram distribuídas em duas condições, com e sem leitura prévia do texto pelo professor. Para os alunos do 6º ano foram estabelecidos o tempo de 6 minutos para realizar a tarefa, independente da condição, tempo superior à resolução de uma questão da Saeb (3,4 min). Para o 2º ano, o tempo estabelecido foi de 3 minutos, tempo equivalente à resolução de uma questão do ENEM. Os resultados, na condição de leitura prévia, apontam que os alunos do 6º ano (84%) e do 2º ano (86%), apresentaram melhores desempenhos de interpretação (86% a 100% de acertos). Enquanto os sem leitura prévia, apresentaram os menores resultados 6º ano (73%) e no 2º ano (43%). Conclui-se que os alunos submetidos à leitura prévia da prova, conseguiram melhores resultados de interpretação do texto, sob a mesma condição de tempo, em comparação aos alunos não expostos à leitura prévia feita pelo professor.