Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INTERDISCIPLINARIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM BARCO NO RIO MADEIRA-RO

Palavra-chaves: INTERDISCIPLINARIDADE, AULA DE CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL Pôster (PO) EDUCAÇÃO AMBIENTAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8887
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 2500
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM BARCO NO RIO MADEIRA-RO"
    "resumo" => "Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira.  Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão.  Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, AULA DE CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_01_11_28_idinscrito_2500_1e1ad39a2c2d735a6f706d57842a585e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE BRAGA BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "DANI BRASIL"
    "autor_email" => "bragabrasil.daniele@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8887
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 726
    "inscrito_id" => 2500
    "titulo" => "INTERDISCIPLINARIDADE COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UM BARCO NO RIO MADEIRA-RO"
    "resumo" => "Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira.  Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão.  Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "palavra_chave" => "INTERDISCIPLINARIDADE, AULA DE CAMPO, EDUCAÇÃO AMBIENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_03_11_2014_01_11_28_idinscrito_2500_1e1ad39a2c2d735a6f706d57842a585e.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE BRAGA BRASIL"
    "autor_nome_curto" => "DANI BRASIL"
    "autor_email" => "bragabrasil.daniele@gmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira. Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão. Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.