Sair do cotidiano da sala de aula e promover atividades extraclasses são iniciativas tomadas por muitos educadores. Cujas finalidades podem estar modificando-se com os anos, mas é possível afirmar que elas apostam em um potencial de aprendizagem que essas experiências podem oferecer aos estudantes, como a de aliar os aspectos educacionais e afetivos, que pode levar a uma aprendizagem mais significativa mostrando a natureza do conhecimento científico como fruto do raciocínio lógico e também dos valores construídos durante sua formação. Sendo assim, o objetivo desta atividade de campo em um ambiente natural foi o de que possa legitimar o pressuposto de que tais atividades são de fato mais envolventes e motivadoras, além de auxiliar na aprendizagem dos conhecimentos científicos à medida que possibilitam uma visão complexa dos fenômenos naturais. Aproximando professores e estudantes da natureza do rio Madeira. Interagindo na prática com conhecimentos interdisciplinares de Biologia, Geografia e História. Dando ênfase aos aspectos regionais do local. O público alvo desta atividade foi composto por alunos dos 2º e 3ºs anos do Ensino Médio de uma escola pública do município de Porto Velho no estado de Rondônia no letivo 2014. E a mesma se deu no mês de maio do corrente ano. As disciplinas didáticas envolvidas foram: Biologia, Geografia, História e Química. O barco utilizado para a atividade mencionada foi um barco de grande porte próprio para transporte de passageiros, típico da região, que recebeu adaptação para aula, como: assentos apropriados e instrumentos de áudio e vídeo. Avaliar com precisão o real ganho que essa experiência proporcionou ao aprendizado é algo que ainda requer discursão. Mais foi consenso ouvir dos docentes que destacaram a importância dessa atividade por ter sido um momento que uniu teoria e prática, cujo envolvimento físico com o objeto de conhecimento, no caso o rio Madeira, parece trazer um ganho a mais se comparado com as constantes leituras, memorização de imagens estáticas do livro didático que, em geral, marcam as aulas no ambiente escolar.