Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 88924
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2049
    "inscrito_id" => 11439
    "titulo" => "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Os conflitos interpessoais são inerentes às relações humanas e é na escola, que eles se manifestam de diversas maneiras, sendo percebidos como prejudiciais às relações ou ao desenvolvimento dos alunos e alunas. Portanto, neste estudo, fundamentado na concepção construtivista da moralidade humana e utilizando do aporte teórico de Piaget (1932/1994), apresentamos o resultado de um levantamento bibliográfico de artigos sobre conflitos no ambiente escolar, publicados entre os anos de 2009 e 2021. Dos 349 artigos encontrados no portal eletrônico Periódicos Capes, selecionamos 15 artigos, de acordo com os critérios de inclusão, em que destacamos seus autores, o ano de publicação, o nível de ensino que foi foco do estudo, a área de pesquisa dos autores e seus posicionamentos em relação ao tema conflitos. Notamos no levantamento realizado que o tema é relevante, pois cada vez mais há pesquisadores investigando sobre conflitos no ambiente escolar. Cabe dizer que dos 15 artigos selecionados, 10 foram escritos por pelo menos um autor da Pedagogia. Todos os artigos se assemelham na concepção de conflitos, os consideram necessários para o desenvolvimento moral da criança e essenciais para a construção de um ambiente sócio moral positivo, independente do objetivo de cada pesquisa. Diante dos indicadores obtidos, conclui-se que os conflitos interpessoais são considerados recorrentes no ambiente escolar e que muitos profissionais da educação não são preparados durante a sua formação inicial para mediar as situações de conflitos. Concluímos que é necessário que mais pesquisas abordem o tema, visto a relevância dos conflitos interpessoais dentro do ambiente escolar, e a carência da temática na formação inicial dos profissionais que lidarão com isso em seu dia a dia. Acreditamos que a presente pesquisa possa colaborar para que haja uma compreensão acerca do que a literatura científica atual traz sobre os conflitos interpessoais no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11439_TB2049_21112022080502.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA GÜIDO"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoria.guido@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 88924
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2049
    "inscrito_id" => 11439
    "titulo" => "ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE CONFLITOS INTERPESSOAIS NO AMBIENTE ESCOLAR"
    "resumo" => "Os conflitos interpessoais são inerentes às relações humanas e é na escola, que eles se manifestam de diversas maneiras, sendo percebidos como prejudiciais às relações ou ao desenvolvimento dos alunos e alunas. Portanto, neste estudo, fundamentado na concepção construtivista da moralidade humana e utilizando do aporte teórico de Piaget (1932/1994), apresentamos o resultado de um levantamento bibliográfico de artigos sobre conflitos no ambiente escolar, publicados entre os anos de 2009 e 2021. Dos 349 artigos encontrados no portal eletrônico Periódicos Capes, selecionamos 15 artigos, de acordo com os critérios de inclusão, em que destacamos seus autores, o ano de publicação, o nível de ensino que foi foco do estudo, a área de pesquisa dos autores e seus posicionamentos em relação ao tema conflitos. Notamos no levantamento realizado que o tema é relevante, pois cada vez mais há pesquisadores investigando sobre conflitos no ambiente escolar. Cabe dizer que dos 15 artigos selecionados, 10 foram escritos por pelo menos um autor da Pedagogia. Todos os artigos se assemelham na concepção de conflitos, os consideram necessários para o desenvolvimento moral da criança e essenciais para a construção de um ambiente sócio moral positivo, independente do objetivo de cada pesquisa. Diante dos indicadores obtidos, conclui-se que os conflitos interpessoais são considerados recorrentes no ambiente escolar e que muitos profissionais da educação não são preparados durante a sua formação inicial para mediar as situações de conflitos. Concluímos que é necessário que mais pesquisas abordem o tema, visto a relevância dos conflitos interpessoais dentro do ambiente escolar, e a carência da temática na formação inicial dos profissionais que lidarão com isso em seu dia a dia. Acreditamos que a presente pesquisa possa colaborar para que haja uma compreensão acerca do que a literatura científica atual traz sobre os conflitos interpessoais no ambiente escolar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID11439_TB2049_21112022080502.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA GÜIDO"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA"
    "autor_email" => "vitoria.guido@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Os conflitos interpessoais são inerentes às relações humanas e é na escola, que eles se manifestam de diversas maneiras, sendo percebidos como prejudiciais às relações ou ao desenvolvimento dos alunos e alunas. Portanto, neste estudo, fundamentado na concepção construtivista da moralidade humana e utilizando do aporte teórico de Piaget (1932/1994), apresentamos o resultado de um levantamento bibliográfico de artigos sobre conflitos no ambiente escolar, publicados entre os anos de 2009 e 2021. Dos 349 artigos encontrados no portal eletrônico Periódicos Capes, selecionamos 15 artigos, de acordo com os critérios de inclusão, em que destacamos seus autores, o ano de publicação, o nível de ensino que foi foco do estudo, a área de pesquisa dos autores e seus posicionamentos em relação ao tema conflitos. Notamos no levantamento realizado que o tema é relevante, pois cada vez mais há pesquisadores investigando sobre conflitos no ambiente escolar. Cabe dizer que dos 15 artigos selecionados, 10 foram escritos por pelo menos um autor da Pedagogia. Todos os artigos se assemelham na concepção de conflitos, os consideram necessários para o desenvolvimento moral da criança e essenciais para a construção de um ambiente sócio moral positivo, independente do objetivo de cada pesquisa. Diante dos indicadores obtidos, conclui-se que os conflitos interpessoais são considerados recorrentes no ambiente escolar e que muitos profissionais da educação não são preparados durante a sua formação inicial para mediar as situações de conflitos. Concluímos que é necessário que mais pesquisas abordem o tema, visto a relevância dos conflitos interpessoais dentro do ambiente escolar, e a carência da temática na formação inicial dos profissionais que lidarão com isso em seu dia a dia. Acreditamos que a presente pesquisa possa colaborar para que haja uma compreensão acerca do que a literatura científica atual traz sobre os conflitos interpessoais no ambiente escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.