“MALALA: UMA MENINA MUITO CORAJOSA”: UMA ANÁLISE DA OBRA DE JEANETTE WINTER
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88965 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2095 "inscrito_id" => 2669 "titulo" => "“MALALA: UMA MENINA MUITO CORAJOSA”: UMA ANÁLISE DA OBRA DE JEANETTE WINTER" "resumo" => "A história de Malala Yousafzai tornou-se conhecida pela defesa do direito à educação das meninas, protagonizado tanto pela autora quanto por seu pai, professor e diretor de uma pequena escola no Paquistão. Sua família sofreu duramente as agruras da perseguição terrorista e seu pai foi muito importante na configuração da personalidade e da resiliência de Malala. Seu livro “Eu Sou Malala”, escrito em co-autoria com Christina Lamb, já foi adaptado ao público infantil e infanto-juvenil, assim como sua história de vida tem sido recontada por outros autores. Este artigo analisa o livro infantil ilustrado “Malala: uma menina muito corajosa'' de Jeanette Winter (2019), importante para a educação emocional. Do ponto de vista teórico, aproximamo-nos de Winnicott (1996) e, do ponto de vista empírico, pautamo-nos nas representações discursivas construídas em torno de Malala, na perspectiva da linguística textual de Adam (2008), considerando o enredo, os personagens e os cenários da narrativa. Malala é retratada como uma heroína, em um enredo que celebra a sua coragem e seu protagonismo político, principalmente no cenário escolar e do mundo público (na rua). O clímax é centrado no atentado e o fechamento da obra focaliza a conferência de Malala para líderes do mundo inteiro. Ao considerar o enredo, destaca-se a coragem, a luta e a resiliência dela por um viés individual, ainda que a causa seja social. Na obra em tela, a família de Malala perde importância naquilo que, para ela, significa em sua trajetória de vida, inclusive na questão da sustentação (holding) e do manejo (handling), em inúmeras situações adversas. Na perspectiva da educação emocional, a representação discursiva de uma heroína sem vínculos é ilusória e prejudicial ao entendimento da realidade da vida concreta, na qual os vínculos familiares são fundantes para a construção da resiliência humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "639880bbd5db3_13122022104011.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-13 10:40:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ AUGUSTO DINIZ LIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ AUGUSTO" "autor_email" => "andreaugustoufcg@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88965 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2095 "inscrito_id" => 2669 "titulo" => "“MALALA: UMA MENINA MUITO CORAJOSA”: UMA ANÁLISE DA OBRA DE JEANETTE WINTER" "resumo" => "A história de Malala Yousafzai tornou-se conhecida pela defesa do direito à educação das meninas, protagonizado tanto pela autora quanto por seu pai, professor e diretor de uma pequena escola no Paquistão. Sua família sofreu duramente as agruras da perseguição terrorista e seu pai foi muito importante na configuração da personalidade e da resiliência de Malala. Seu livro “Eu Sou Malala”, escrito em co-autoria com Christina Lamb, já foi adaptado ao público infantil e infanto-juvenil, assim como sua história de vida tem sido recontada por outros autores. Este artigo analisa o livro infantil ilustrado “Malala: uma menina muito corajosa'' de Jeanette Winter (2019), importante para a educação emocional. Do ponto de vista teórico, aproximamo-nos de Winnicott (1996) e, do ponto de vista empírico, pautamo-nos nas representações discursivas construídas em torno de Malala, na perspectiva da linguística textual de Adam (2008), considerando o enredo, os personagens e os cenários da narrativa. Malala é retratada como uma heroína, em um enredo que celebra a sua coragem e seu protagonismo político, principalmente no cenário escolar e do mundo público (na rua). O clímax é centrado no atentado e o fechamento da obra focaliza a conferência de Malala para líderes do mundo inteiro. Ao considerar o enredo, destaca-se a coragem, a luta e a resiliência dela por um viés individual, ainda que a causa seja social. Na obra em tela, a família de Malala perde importância naquilo que, para ela, significa em sua trajetória de vida, inclusive na questão da sustentação (holding) e do manejo (handling), em inúmeras situações adversas. Na perspectiva da educação emocional, a representação discursiva de uma heroína sem vínculos é ilusória e prejudicial ao entendimento da realidade da vida concreta, na qual os vínculos familiares são fundantes para a construção da resiliência humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "639880bbd5db3_13122022104011.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => "2022-12-13 10:40:11" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ AUGUSTO DINIZ LIRA" "autor_nome_curto" => "ANDRÉ AUGUSTO" "autor_email" => "andreaugustoufcg@gmail.co" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }