LÍNGUA PATERNA X LÍNGUA MATERNA: NORMA, IMPOSIÇÃO E SUPERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89034 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2196 "inscrito_id" => 12214 "titulo" => "LÍNGUA PATERNA X LÍNGUA MATERNA: NORMA, IMPOSIÇÃO E SUPERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões teóricas a respeito das noções de normas linguísticas trabalhadas em sala de aula, especialmente a partir dos pressupostos básicos que formam o preconceito linguístico na sociedade. Para isso, traz-se à baila a ideia de Língua Paterna, proposta pelo linguista francês Bernard Cerquiglini e desenvolvida brevemente em artigo do linguista brasileiro Marcos Bagno, porém, sem maiores aprofundamentos. Coloca-se em discussão a dicotomia perceptível entre língua materna e língua paterna, no seio de uma intensa polarização existente nas relações entre linguagem e sociedade, no nível do indivíduo e das políticas linguísticas que atingem diretamente a escola, colimando agudamente a prática diária do professor de língua portuguesa. Apesar do discurso ferrenho contra o ensino da norma institucionalizada, colocando-o como negativo e opressor, defende-se a necessidade de desconstrução dessa perspectiva nas aulas de língua portuguesa, e a adoção de um ponto de vista mais “inclusivo” em relação à aprendizagem e uso dessa modalidade pelo professor. Advoga-se uma possibilidade teórica-metodológica diferenciada, na esteira da metáfora de uma “família”, cujos membros, juntos, colaboram entre si em prol de objetivos comuns. Conclui-se que o docente deve evitar maniqueísmos ideológicos sobre a linguagem em sua prática, buscando habilitar-se para lidar com as duas formas de língua – materna e paterna – no esforço de conduzir o estudante a práticas sociais de uso da linguagem nas quais ele consiga conciliar seus conhecimentos prévios com aquilo que se lhe oferece na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12214_TB2196_27072022201912.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER TOURINHO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLEBER TOURINHO" "autor_email" => "clebertourinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89034 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2196 "inscrito_id" => 12214 "titulo" => "LÍNGUA PATERNA X LÍNGUA MATERNA: NORMA, IMPOSIÇÃO E SUPERAÇÃO NA SALA DE AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA" "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo levantar reflexões teóricas a respeito das noções de normas linguísticas trabalhadas em sala de aula, especialmente a partir dos pressupostos básicos que formam o preconceito linguístico na sociedade. Para isso, traz-se à baila a ideia de Língua Paterna, proposta pelo linguista francês Bernard Cerquiglini e desenvolvida brevemente em artigo do linguista brasileiro Marcos Bagno, porém, sem maiores aprofundamentos. Coloca-se em discussão a dicotomia perceptível entre língua materna e língua paterna, no seio de uma intensa polarização existente nas relações entre linguagem e sociedade, no nível do indivíduo e das políticas linguísticas que atingem diretamente a escola, colimando agudamente a prática diária do professor de língua portuguesa. Apesar do discurso ferrenho contra o ensino da norma institucionalizada, colocando-o como negativo e opressor, defende-se a necessidade de desconstrução dessa perspectiva nas aulas de língua portuguesa, e a adoção de um ponto de vista mais “inclusivo” em relação à aprendizagem e uso dessa modalidade pelo professor. Advoga-se uma possibilidade teórica-metodológica diferenciada, na esteira da metáfora de uma “família”, cujos membros, juntos, colaboram entre si em prol de objetivos comuns. Conclui-se que o docente deve evitar maniqueísmos ideológicos sobre a linguagem em sua prática, buscando habilitar-se para lidar com as duas formas de língua – materna e paterna – no esforço de conduzir o estudante a práticas sociais de uso da linguagem nas quais ele consiga conciliar seus conhecimentos prévios com aquilo que se lhe oferece na sala de aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12214_TB2196_27072022201912.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEBER TOURINHO DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "CLEBER TOURINHO" "autor_email" => "clebertourinho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }