O corrente artigo integra um conjunto de atividades visando aproximar ainda mais a leitura dos discentes paudalhenses. Este foi elaborado com intuito de informar, numa linguagem clara e simples, um retrato de atuação da Biblioteca Municipal Severino Soares em incentivo à leitura aos estudantes da rede de ensino do município de Paudalho/PE. Labutada pela pesquisa qualitativa, Minayo (2011). Sendo esta desenvolvida no ano letivo 2021. Participantes da pesquisa: estudantes da rede municipal paudalhense. Utilizou-se de questionário aberto Campoy (2019). Embasamento teórico para o objeto de estudo – Leitura: Dumont (1998); Paulo Freire (2001; 2003).Política pública: Lei 13.696 (2018); Peters (1986). Ação pedagógica: Dalbosco (2010); Paulo Freire(1983). Constatou-se, que o clube de leitura BPMSS é ação pedagógica mais bem sucedida, pois, a presença os sujeitos/participantes se mostraram grandes mediadores de leitura, ultrapassando o espaço da biblioteca pública municipal, chegando no ambiente escolar.