PORTFÓLIO REFLEXIVO, UM INTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89142 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2349 "inscrito_id" => 9667 "titulo" => "PORTFÓLIO REFLEXIVO, UM INTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Este trabalho representa o recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal, busca compreender em que termos o portfólio reflexivo se configura como dispositivo de formação e constituição identitária, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Os portfólios em estudo foram elaborados por licenciandos, enquanto cursavam as disciplinas de Portfólio de Ensino de Ciências e Biologia (PECB I a V), que juntas somam 90 horas e acontecem em cinco, dos nove semestres do curso. Estas disciplinas foram incluídas no currículo do curso em 2011, como uma estratégia para aproximar a dimensão teórica da prática, de modo que esta permeasse todas as disciplinas ao longo do percurso de formação dos futuros docentes, por meio dos relatos autobiográficos. Compoem o corpus desta pesquisa, os portfólios de egressos do curso no período de 2014 a 2018, que exerçam ou, já tenham exercido a docência por pelo menos um semestre. A pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no método (auto)biográfico, tem o aporte da hermenêutica interpretativa para análise, seguindo a orientação do arco hermenêutico (explicar e compreender), que conduz à interpretação do sentido do texto. A estratégia tem se revelado revolucionária, uma vez que, por meio do portfólio, o professor em formação, seleciona os trabalhos que demonstram ser mais significativos em sua trajetória de aprendizagem, analisa as atividades ou trabalhos/produtos desenvolvido nas disciplinas de formação específicas, considerando a sua aplicação na Educação Básica, os processos de elaboração, bem como os conhecimentos que foram articulados para desenvolvê-las. Por outro lado, considerando a importância da reflexão nos processos de formação, mediada pela escrita de si, compreendemos, que dar voz aos sujeitos em formação, tem promovido um exercício de autonomia, permitindo-lhes (re)construir o vivido por meio de palavras e imagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9667_TB2349_31072022151510.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES" "autor_nome_curto" => "APARECIDA NEVES" "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89142 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2349 "inscrito_id" => 9667 "titulo" => "PORTFÓLIO REFLEXIVO, UM INTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => "Este trabalho representa o recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal, busca compreender em que termos o portfólio reflexivo se configura como dispositivo de formação e constituição identitária, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Os portfólios em estudo foram elaborados por licenciandos, enquanto cursavam as disciplinas de Portfólio de Ensino de Ciências e Biologia (PECB I a V), que juntas somam 90 horas e acontecem em cinco, dos nove semestres do curso. Estas disciplinas foram incluídas no currículo do curso em 2011, como uma estratégia para aproximar a dimensão teórica da prática, de modo que esta permeasse todas as disciplinas ao longo do percurso de formação dos futuros docentes, por meio dos relatos autobiográficos. Compoem o corpus desta pesquisa, os portfólios de egressos do curso no período de 2014 a 2018, que exerçam ou, já tenham exercido a docência por pelo menos um semestre. A pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no método (auto)biográfico, tem o aporte da hermenêutica interpretativa para análise, seguindo a orientação do arco hermenêutico (explicar e compreender), que conduz à interpretação do sentido do texto. A estratégia tem se revelado revolucionária, uma vez que, por meio do portfólio, o professor em formação, seleciona os trabalhos que demonstram ser mais significativos em sua trajetória de aprendizagem, analisa as atividades ou trabalhos/produtos desenvolvido nas disciplinas de formação específicas, considerando a sua aplicação na Educação Básica, os processos de elaboração, bem como os conhecimentos que foram articulados para desenvolvê-las. Por outro lado, considerando a importância da reflexão nos processos de formação, mediada pela escrita de si, compreendemos, que dar voz aos sujeitos em formação, tem promovido um exercício de autonomia, permitindo-lhes (re)construir o vivido por meio de palavras e imagens." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9667_TB2349_31072022151510.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES" "autor_nome_curto" => "APARECIDA NEVES" "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }