AS INTERFASES DOS AMBIENTES HOSPITALARES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89151 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2359 "inscrito_id" => 9446 "titulo" => "AS INTERFASES DOS AMBIENTES HOSPITALARES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFAL" "resumo" => "O presente artigo procurou abordar a importância da pedagogia hospitalar para as crianças hospitalizadas em período de escolarização. Este indica por meio de uma pesquisa bibliográfica, fatores que indicam a relevância dos ambientes hospitalares para as crianças doentes, que não frequentam as escolas convencionais e necessitam do atendimento educacional em hospitais. Com isso, foi analisado 3 dissertações que discutem sobre o assunto, de diferentes abordagens. Os resultados apontaram que há vários elementos que indicam a importância desse atendimento para as crianças, como a globalização da educação, impacto lúdico, didático e pedagógico, construção dos saberes escolares, entre outros. Esses dados sinalizam que ofertar o atendimento escolar em hospitais contribui para que as crianças e adolescentes internos obtenham uma vivência escolar e, como consequência é necessárias formações para professores direcionado para esses espaços para tornar a vivência adequada para quem usufrui desses espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9446_TB2359_24112022205507.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANNA SALGADO CAVALCANTE DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "MARIANNA SALGADO" "autor_email" => "marianna.scavalcante@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89151 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2359 "inscrito_id" => 9446 "titulo" => "AS INTERFASES DOS AMBIENTES HOSPITALARES: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTIFICA SOBRE PEDAGOGIA HOSPITALAR NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DA UFAL" "resumo" => "O presente artigo procurou abordar a importância da pedagogia hospitalar para as crianças hospitalizadas em período de escolarização. Este indica por meio de uma pesquisa bibliográfica, fatores que indicam a relevância dos ambientes hospitalares para as crianças doentes, que não frequentam as escolas convencionais e necessitam do atendimento educacional em hospitais. Com isso, foi analisado 3 dissertações que discutem sobre o assunto, de diferentes abordagens. Os resultados apontaram que há vários elementos que indicam a importância desse atendimento para as crianças, como a globalização da educação, impacto lúdico, didático e pedagógico, construção dos saberes escolares, entre outros. Esses dados sinalizam que ofertar o atendimento escolar em hospitais contribui para que as crianças e adolescentes internos obtenham uma vivência escolar e, como consequência é necessárias formações para professores direcionado para esses espaços para tornar a vivência adequada para quem usufrui desses espaços." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9446_TB2359_24112022205507.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIANNA SALGADO CAVALCANTE DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "MARIANNA SALGADO" "autor_email" => "marianna.scavalcante@gmai" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }