Este estudo apresenta reflexões sobre a prática docente desenvolvida com estudantes com deficiência intelectual (DI) presentes na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), tendo como fundamento os estudos de Bins (2013), Ferreira (2009), Freire (1996), Sassaki (2003) dentre outros. O foco principal é compreender a partir das vozes dos professores e da observação em sala de aula, como desenvolvem sua prática com os estudantes com DI e, em que medida estas práticas têm contribuído para o processo de ensino e aprendizagem desses estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa com base nos estudos de Minayo (2010), realizada em uma escola de ensino fundamental do município de Belém do Pará. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada, direcionada aos professores, assim como análise documental da legislação e observação do lócus da pesquisa. Conclui-se que o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com DI é um desafio que precisa ainda ser alcançado pelos professores, pois embora as práticas desenvolvidas consigam socializar estes estudantes, é preciso que se avance na aquisição de conhecimento. Nesse sentido, ressaltamos a importância dos estudos sobre a deficiência intelectual na formação dos professores, que propicie um conhecimento mais aprofundado sobre os processos que envolvem a aprendizagem desses estudantes. Isso favorece um trabalho mais efetivo do professor em uma perspectiva inclusiva, com práticas pedagógicas que de fato atendam as necessidades e especificidades de cada estudante, visando o êxito escolar de todos. Palavras-chave: inclusão, prática pedagógica, deficiência intelectual, Educação de Jovens, Adultos e Idosos.