KINDEL, Katia. Física nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89203>. Acesso em: 22/11/2024 15:56
O presente trabalho tem como questão central o ensino de Física nos anos iniciais do Ensino Fundamental dentro do componente curricular de Ciências alinhados com a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, bem como a formação do professor para atuar nesse ciclo. Para o desenvolvimento deste estudo optamos pelo segundo ciclo das séries iniciais (3º, 4º e 5º ano), pois o primeiro ciclo tem maior ênfase na alfabetização. Utilizamos de pesquisa bibliográfica para verificar quais objetos de conhecimento na área de Física estão presentes na BNCC e como estes se materializam nos livros didáticos. Realizou-se também pesquisa de campo nos endereços eletrônicos das Instituições de Ensino Superior da região da AMAVI (Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí) que ofertam o curso de Pedagogia para verificar na grade curricular quais disciplinas são ofertadas para preparar o futuro professor para o ensino de Ciências. Com os resultados da pesquisa ficou visível que o professor pedagogo pode apresentar dificuldades em ministrar conteúdos referentes à área da Física, pois sua formação inicial não apresenta aprofundamento dos conteúdos curriculares, o que pode trazer dificuldades para a prática de ensino do professor. Diante dos resultados obtidos neste estudo, não se pode ignorar que repensar a formação inicial de professores é um passo indispensável para melhorar a qualidade de ensino de forma geral, mas em especial o ensino das Ciências.