Atualmente, vivenciamos uma ampliação na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em todas as áreas do conhecimento. No âmbito da educação, as mídias e as novas tecnologias também ganham cada vez mais espaço. O professor está sendo continuamente desafiado a criar estratégias e situações nas quais os educandos possam lidar de forma mais ativa e reflexiva com o mundo contemporâneo. As tendências pedagógicas têm se modificado ao longo dos anos e as tecnologias digitais auxiliam nesse processo a partir da reconfiguração e incorporação de algumas práticas. Diante dessas mudanças, o uso de metodologias ativas na escola traz a lume a reflexão sobre o papel do professor e do aluno na atual cenário educacional. A utilização dessas metodologias, ratifica a possibilidade de colocar o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que estimulem o protagonismo, a apropriação e a produção de conhecimentos por meio da análise de problemas. Levando em consideração este contexto, o presente artigo tem por objetivo principal apresentar a webquest como uma metodologia ativa capaz de promover o protagonismo nos alunos. Para isso, realizamos um estudo de natureza qualitativa baseado na pesquisa bibliográfica e nele apresentamos as possibilidades e contribuições pedagógicas da utilização da WQ como uma alternativa metodológica que envolve as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, visto que, para muitos docentes esta metodologia é pouco conhecida ou utilizada.