METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): UMA POSSÍVEL PARCERIA A PARTIR DO USO DA METODOLOGIA DA WEBQUEST.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89241 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2477 "inscrito_id" => 14924 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): UMA POSSÍVEL PARCERIA A PARTIR DO USO DA METODOLOGIA DA WEBQUEST." "resumo" => "Atualmente, vivenciamos uma ampliação na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em todas as áreas do conhecimento. No âmbito da educação, as mídias e as novas tecnologias também ganham cada vez mais espaço. O professor está sendo continuamente desafiado a criar estratégias e situações nas quais os educandos possam lidar de forma mais ativa e reflexiva com o mundo contemporâneo. As tendências pedagógicas têm se modificado ao longo dos anos e as tecnologias digitais auxiliam nesse processo a partir da reconfiguração e incorporação de algumas práticas. Diante dessas mudanças, o uso de metodologias ativas na escola traz a lume a reflexão sobre o papel do professor e do aluno na atual cenário educacional. A utilização dessas metodologias, ratifica a possibilidade de colocar o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que estimulem o protagonismo, a apropriação e a produção de conhecimentos por meio da análise de problemas. Levando em consideração este contexto, o presente artigo tem por objetivo principal apresentar a webquest como uma metodologia ativa capaz de promover o protagonismo nos alunos. Para isso, realizamos um estudo de natureza qualitativa baseado na pesquisa bibliográfica e nele apresentamos as possibilidades e contribuições pedagógicas da utilização da WQ como uma alternativa metodológica que envolve as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, visto que, para muitos docentes esta metodologia é pouco conhecida ou utilizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14924_TB2477_04082022153303.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUSSIANE DA COSTA CAXIAS" "autor_nome_curto" => "RUSSIANE" "autor_email" => "russianecosta@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89241 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2477 "inscrito_id" => 14924 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDICS): UMA POSSÍVEL PARCERIA A PARTIR DO USO DA METODOLOGIA DA WEBQUEST." "resumo" => "Atualmente, vivenciamos uma ampliação na utilização das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) em todas as áreas do conhecimento. No âmbito da educação, as mídias e as novas tecnologias também ganham cada vez mais espaço. O professor está sendo continuamente desafiado a criar estratégias e situações nas quais os educandos possam lidar de forma mais ativa e reflexiva com o mundo contemporâneo. As tendências pedagógicas têm se modificado ao longo dos anos e as tecnologias digitais auxiliam nesse processo a partir da reconfiguração e incorporação de algumas práticas. Diante dessas mudanças, o uso de metodologias ativas na escola traz a lume a reflexão sobre o papel do professor e do aluno na atual cenário educacional. A utilização dessas metodologias, ratifica a possibilidade de colocar o aluno como agente ativo no processo de aprendizagem a partir de estratégias pedagógicas que estimulem o protagonismo, a apropriação e a produção de conhecimentos por meio da análise de problemas. Levando em consideração este contexto, o presente artigo tem por objetivo principal apresentar a webquest como uma metodologia ativa capaz de promover o protagonismo nos alunos. Para isso, realizamos um estudo de natureza qualitativa baseado na pesquisa bibliográfica e nele apresentamos as possibilidades e contribuições pedagógicas da utilização da WQ como uma alternativa metodológica que envolve as novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, visto que, para muitos docentes esta metodologia é pouco conhecida ou utilizada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14924_TB2477_04082022153303.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RUSSIANE DA COSTA CAXIAS" "autor_nome_curto" => "RUSSIANE" "autor_email" => "russianecosta@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }