O ENSINO DA GEOGRAFIA E O GRAFITE: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA ICONOGRAFIA DA PERIFERIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89249 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2486 "inscrito_id" => 14858 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA E O GRAFITE: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA ICONOGRAFIA DA PERIFERIA" "resumo" => "O grafite é uma manifestação artística que acontece em diferentes espaços públicos, sendo que sua existência aconteceu ainda na antiguidade fazendo parte da realidade de vida de muitas pessoas da época. Atualmente, a arte grafiteira se configura em meio urbano, tornando ruas, calçadas e muros palcos desse cenário, para tanto, o ensino de Geografia é de grande relevância para a compreensão desses espaços a medida em que desenvolve no aluno a capacidade de interpretar as diversas formas de artes existentes no mundo. O presente trabalho pretende, de forma concisa e preliminar, abordar sobre o contexto cultural no qual o grafite está inserido, incluindo a iconografia da periferia a partir de uma perspectiva geográfica, visando o desenvolvimento do pensamento espacial. Tendo como principal objetivo discutir a importância dessa manifestação artística partindo da realidade de vida das crianças que vivem em regiões suburbanas. O texto produzido é resultado de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram utilizadas análises de documentos curriculares, além disso, tem como fundamentação contribuições de autores que discorrem sobre o assunto, afim de dissertar o tema proposto nesse pequeno artigo e, diante disso, despertar interesses dos leitores procurando instigá-los a uma reflexão sobre a importância dessa arte urbana para uma compreensão de realidade da criança que vive em sociedade periférica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14858_TB2486_01122022183956.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLIDA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "WELLIDA" "autor_email" => "wellidasousa.20200008679@" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89249 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2486 "inscrito_id" => 14858 "titulo" => "O ENSINO DA GEOGRAFIA E O GRAFITE: UMA PERSPECTIVA A PARTIR DA ICONOGRAFIA DA PERIFERIA" "resumo" => "O grafite é uma manifestação artística que acontece em diferentes espaços públicos, sendo que sua existência aconteceu ainda na antiguidade fazendo parte da realidade de vida de muitas pessoas da época. Atualmente, a arte grafiteira se configura em meio urbano, tornando ruas, calçadas e muros palcos desse cenário, para tanto, o ensino de Geografia é de grande relevância para a compreensão desses espaços a medida em que desenvolve no aluno a capacidade de interpretar as diversas formas de artes existentes no mundo. O presente trabalho pretende, de forma concisa e preliminar, abordar sobre o contexto cultural no qual o grafite está inserido, incluindo a iconografia da periferia a partir de uma perspectiva geográfica, visando o desenvolvimento do pensamento espacial. Tendo como principal objetivo discutir a importância dessa manifestação artística partindo da realidade de vida das crianças que vivem em regiões suburbanas. O texto produzido é resultado de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, na qual foram utilizadas análises de documentos curriculares, além disso, tem como fundamentação contribuições de autores que discorrem sobre o assunto, afim de dissertar o tema proposto nesse pequeno artigo e, diante disso, despertar interesses dos leitores procurando instigá-los a uma reflexão sobre a importância dessa arte urbana para uma compreensão de realidade da criança que vive em sociedade periférica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14858_TB2486_01122022183956.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLIDA DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "WELLIDA" "autor_email" => "wellidasousa.20200008679@" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }