A leitura transforma as relações sociais e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico do indivíduo. Entretanto, muitas são as dificuldades encontradas para trabalhá-la em sala de aula, por isso, faz-se necessário estudos sobre técnicas eficientes para orientar professores no exercício de sua prática a fim de conquistar o letramento literário. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão integrativa da literatura no intuito de compreender as experiências e propostas como alternativas para o fortalecimento do letramento literário na educação básica. Assim, a fundamentação do trabalho concentra-se em Kleiman (2004); Solé (1998); Cosson (2014, 2016); Pinto e Godoy (2020); Pilati (2017); Rezende (2011); Queirós (2012) e Tardif (2002). Realizou-se um levantamento da literatura nas bases de dados Periódicos do CAPES e Google Acadêmico, e a sondagem permitiu a identificação e seleção de cinco artigos que atendiam aos critérios previamente estabelecidos. A partir das análises dos artigos de Barbosa (2017); Silva (2019); Braz (2017); Mota, Scorzoni e Alselmi (2019); Conceição e Hunhoff (2020), que compuseram a revisão de literatura, foi possível perceber a relevância das aplicações de estratégias de leituras mediante sequências básicas, e o quanto o olhar docente sobre os interesses dos alunos contribuem para uma aprendizagem prazerosa. Portanto, foi possível concluir que as experiências com a leitura literária por meio de atividades que se associavam às vivências dos alunos, como também a leitura de cânones e do gênero textual conto envolvendo elementos insólitos, possibilitaram uma interação maior dos alunos com a literatura. Portanto, verificou-se a eficácia das propostas para aplicação de estratégias de leituras no processo de formação do sujeito leitor.