O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE REMOTA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89290 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2540 "inscrito_id" => 14972 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE REMOTA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O ano de 2020 foi imprevisível. A pandemia da Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil e no mundo e a única alternativa foi a ordem de distanciamento social. Sendo assim, todas as instituições foram obrigadas a parar por tempo indeterminado e as escolas precisaram adotar a medida das aulas remotas, o ensino por meio de aparelhos tecnológicos via internet, como solução para o âmbito educativo. Com isso, o que motiva a escolha desse tema é o anseio de relatar nossas práticas pedagógicas durante esse período. Esse estudo tem por objetivo geral relatar como se deu o processo de ensino de língua inglesa em uma escola da rede privada no Ensino Fundamental II, bem como, de modo específico, compreender os desafios de professores no período pandêmico frente à necessidade de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Trata-se de um relato de experiência baseado em leituras feitas a partir de revisão bibliográfica de teóricos da área, como Rojo (2020), Pinheiro (2018), Puehler; Matsuda (2020) e Oliveira (2014). Desse modo, os resultados obtidos indicam que o ensino da Língua Inglesa (LI) no currículo escolar brasileiro vem tentando ocupar seu espaço e muito temos visto instituições de ensino que têm conduzido o Ensino da LI de maneira a apenas cumprir com o proposto no currículo escolar. Além disso, percebemos que, mesmo com a falta de atenção ao letramento digital por parte das escolas, as TDIC foram inseridas ao planejamento escolar por consequência do distanciamento social, mas é preciso ainda haver formação pedagógica e uma verdadeira valorização das ferramentas tecnológicas dentro das instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14972_TB2540_01122022161550.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOIDE MUNIZ DOS REIS" "autor_nome_curto" => "LOIDE" "autor_email" => "loide.reis@upe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89290 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2540 "inscrito_id" => 14972 "titulo" => "O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: UMA TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA A MODALIDADE REMOTA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O ano de 2020 foi imprevisível. A pandemia da Covid-19 tomou grandes proporções no Brasil e no mundo e a única alternativa foi a ordem de distanciamento social. Sendo assim, todas as instituições foram obrigadas a parar por tempo indeterminado e as escolas precisaram adotar a medida das aulas remotas, o ensino por meio de aparelhos tecnológicos via internet, como solução para o âmbito educativo. Com isso, o que motiva a escolha desse tema é o anseio de relatar nossas práticas pedagógicas durante esse período. Esse estudo tem por objetivo geral relatar como se deu o processo de ensino de língua inglesa em uma escola da rede privada no Ensino Fundamental II, bem como, de modo específico, compreender os desafios de professores no período pandêmico frente à necessidade de utilização de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Trata-se de um relato de experiência baseado em leituras feitas a partir de revisão bibliográfica de teóricos da área, como Rojo (2020), Pinheiro (2018), Puehler; Matsuda (2020) e Oliveira (2014). Desse modo, os resultados obtidos indicam que o ensino da Língua Inglesa (LI) no currículo escolar brasileiro vem tentando ocupar seu espaço e muito temos visto instituições de ensino que têm conduzido o Ensino da LI de maneira a apenas cumprir com o proposto no currículo escolar. Além disso, percebemos que, mesmo com a falta de atenção ao letramento digital por parte das escolas, as TDIC foram inseridas ao planejamento escolar por consequência do distanciamento social, mas é preciso ainda haver formação pedagógica e uma verdadeira valorização das ferramentas tecnológicas dentro das instituições de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14972_TB2540_01122022161550.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LOIDE MUNIZ DOS REIS" "autor_nome_curto" => "LOIDE" "autor_email" => "loide.reis@upe.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }