A CONCEPÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DO OLHAR DOS PRÓPRIOS EDUCADORES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89362 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 14822 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DO OLHAR DOS PRÓPRIOS EDUCADORES" "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a formação de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como base a docência que se desenvolve no Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Salgueiro. Partindo da ideia de que se faz necessária a constituição de um novo olhar sobre a formação contínua de professores para atuarem nessa modalidade educativa técnico-profissional, o objetivo geral é analisar a concepção de formação desses professores, identificando como enxergam a sua formação inicial e continuada, a contribuição para o desenvolvimento do seu trabalho e a relação com a prática docente a fim de revelar perspectivas e modelos de formação que contribuam efetivamente com o trabalho cotidiano desses docentes. Com inspiração em Nóvoa (2009) e Josso (2007), bem como em Passos (2017), Tardif (2014) e Machado(2008), utilizamos a metodologia qualitativa denominada estudo de caso e como instrumentos para seu desenvolvimento a entrevista. Esta entrevista, desenvolvida com inspiração na pesquisa autobiográfica, foi realizada com professores licenciados e não-licenciados de forma individual e presencial. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso e pudemos observar que todas as fases do processo de formação dos professores foram importantes para a construção de sua identidade e que, portanto, a formação inicial sozinha não dá conta de propiciar os saberes necessários para o desenvolvimento da prática docente, por isso, a formação continuada tem um papel muito importante, inclusive na integração e na troca de experiências entre os pares, principalmente em se tratando de professores que não tiveram uma formação pedagógica" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14822_TB2630_21112022114621.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERCIVANIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vânia Gomes" "autor_email" => "gercivania.gomes@ifsertao" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89362 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2630 "inscrito_id" => 14822 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA A PARTIR DO OLHAR DOS PRÓPRIOS EDUCADORES" "resumo" => "Este trabalho busca refletir sobre a formação de professores atuantes na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tendo como base a docência que se desenvolve no Instituto Federal do Sertão Pernambucano campus Salgueiro. Partindo da ideia de que se faz necessária a constituição de um novo olhar sobre a formação contínua de professores para atuarem nessa modalidade educativa técnico-profissional, o objetivo geral é analisar a concepção de formação desses professores, identificando como enxergam a sua formação inicial e continuada, a contribuição para o desenvolvimento do seu trabalho e a relação com a prática docente a fim de revelar perspectivas e modelos de formação que contribuam efetivamente com o trabalho cotidiano desses docentes. Com inspiração em Nóvoa (2009) e Josso (2007), bem como em Passos (2017), Tardif (2014) e Machado(2008), utilizamos a metodologia qualitativa denominada estudo de caso e como instrumentos para seu desenvolvimento a entrevista. Esta entrevista, desenvolvida com inspiração na pesquisa autobiográfica, foi realizada com professores licenciados e não-licenciados de forma individual e presencial. Para a análise dos dados utilizamos a análise do discurso e pudemos observar que todas as fases do processo de formação dos professores foram importantes para a construção de sua identidade e que, portanto, a formação inicial sozinha não dá conta de propiciar os saberes necessários para o desenvolvimento da prática docente, por isso, a formação continuada tem um papel muito importante, inclusive na integração e na troca de experiências entre os pares, principalmente em se tratando de professores que não tiveram uma formação pedagógica" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14822_TB2630_21112022114621.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GERCIVANIA GOMES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Vânia Gomes" "autor_email" => "gercivania.gomes@ifsertao" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }