Considerando que a fase da alfabetização é um período essencial para a apropriação da língua materna no contexto escolar, apresentamos uma discussão acerca da prática pedagógica de uma professora/alfabetizadora com atuação no 3º ano do Ensino Fundamental. O objetivo deste texto é refletir sobre os métodos usados para alfabetização e as possíveis relações com algumas concepções teóricas que direcionam as práticas de leitura e escrita na escola. Para a construção da fundamentação teórica utilizou-se os estudos de: Soares (2003; 2004; 2012, 2017) e Morttati (2000; 2006; 2010), acerca dos métodos de alfabetização; Kleiman (1995, 2007), Terra (2013) e Monterani (2012), em relação às práticas de letramento escolar; Travaglia (1996; 2009), Koch (2002), Doretto e Beloti (2011) e Gomes (2014), no tocante às concepções teóricas de linguagem e o ensino de língua materna, dentre outros. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de mestrado do tipo qualitativa com viés descritivo exploratório, a qual se utilizou de questionário e diários de campo como instrumentos de coleta de dados. A partir da análise dos dados parciais do estudo, infere-se que o ensino de língua materna da professora pesquisada, especialmente em relação à opção didática por métodos de alfabetização, é direcionado por concepções teóricas de língua/linguagem subjacentes às práticas de letramento escolar. Em relação à prática pedagógica, identificou-se o foco no ensino-aprendizagem da gramática, o que implica na forma de trabalho com a leitura e a escrita, que muitas vezes é descontextualizado da realidade social e cultural dos alunos em processo de alfabetização.