Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MAPA MENTAL INTERATIVO COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA O APRENDIZADO DA DIVISÃO CELULAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89420
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2700
    "inscrito_id" => 14823
    "titulo" => "MAPA MENTAL INTERATIVO COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA O APRENDIZADO DA DIVISÃO CELULAR"
    "resumo" => "O ensino dos conteúdos de biologia celular, principalmente meiose e mitose, possuem caráter abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, que são submetidos a aulas teóricas a partir da aplicação e descrição de desenhos sobre o assunto à base de memorização. O elemento lúdico, como um jogo, é um meio intrínseco do cotidiano que pode ser usado como forma de promover aulas mais dinâmicas, criativas e que estimulem a criatividade dos alunos. Assim, com o propósito de promover uma estratégia para fixação e revisão do conteúdo sobre divisão celular, os alunos em grupos, foram orientados a construir um jogo na forma de mapa mental interativo, onde as palavras chaves e figuras do mapa mental pudessem ser montadas em um tabuleiro. Após a criação e construção da atividade, os alunos foram reunidos em uma sala ampla onde pudessem dispor o jogo produzido e, em forma de rodízio por estação, cada grupo foi orientado a montar e avaliar o jogo construído pelas outras equipes. Para a avaliação as esquipes receberam um formulário impresso com perguntas abertas que objetivaram investigar a opinião dos alunos quanto a diversão em jogar, as dificuldades encontradas para jogar, a funcionalidade da atividade como revisão de conteúdo e sugestões para melhoria do jogo criado pelos colegas. Foram construídos 18 mapas mentais interativos. Todas as avaliações indicaram que a atividade funcionou como um instrumento de revisão. Somente uma equipe teve seu jogo avaliado como não interessante. A maioria das equipes não encontraram dificuldades para jogar, quando os alunos relataram dificuldades, estas baseavam-se em conseguir diferenciar os conceitos de cada uma das fases da meiose. Foi possível perceber que a vivência em jogar e avaliar a atividade criada pelos colegas foi prazerosa, estimulante e, principalmente, que favoreceu o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14823_TB2700_29112022113750.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA LOMANDO CAÑETE"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "carollcanete@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89420
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2700
    "inscrito_id" => 14823
    "titulo" => "MAPA MENTAL INTERATIVO COMO ATIVIDADE DE ENSINO PARA O APRENDIZADO DA DIVISÃO CELULAR"
    "resumo" => "O ensino dos conteúdos de biologia celular, principalmente meiose e mitose, possuem caráter abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, que são submetidos a aulas teóricas a partir da aplicação e descrição de desenhos sobre o assunto à base de memorização. O elemento lúdico, como um jogo, é um meio intrínseco do cotidiano que pode ser usado como forma de promover aulas mais dinâmicas, criativas e que estimulem a criatividade dos alunos. Assim, com o propósito de promover uma estratégia para fixação e revisão do conteúdo sobre divisão celular, os alunos em grupos, foram orientados a construir um jogo na forma de mapa mental interativo, onde as palavras chaves e figuras do mapa mental pudessem ser montadas em um tabuleiro. Após a criação e construção da atividade, os alunos foram reunidos em uma sala ampla onde pudessem dispor o jogo produzido e, em forma de rodízio por estação, cada grupo foi orientado a montar e avaliar o jogo construído pelas outras equipes. Para a avaliação as esquipes receberam um formulário impresso com perguntas abertas que objetivaram investigar a opinião dos alunos quanto a diversão em jogar, as dificuldades encontradas para jogar, a funcionalidade da atividade como revisão de conteúdo e sugestões para melhoria do jogo criado pelos colegas. Foram construídos 18 mapas mentais interativos. Todas as avaliações indicaram que a atividade funcionou como um instrumento de revisão. Somente uma equipe teve seu jogo avaliado como não interessante. A maioria das equipes não encontraram dificuldades para jogar, quando os alunos relataram dificuldades, estas baseavam-se em conseguir diferenciar os conceitos de cada uma das fases da meiose. Foi possível perceber que a vivência em jogar e avaliar a atividade criada pelos colegas foi prazerosa, estimulante e, principalmente, que favoreceu o processo de ensino aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14823_TB2700_29112022113750.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA LOMANDO CAÑETE"
    "autor_nome_curto" => "CAROL"
    "autor_email" => "carollcanete@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O ensino dos conteúdos de biologia celular, principalmente meiose e mitose, possuem caráter abstrato e de difícil compreensão pelos alunos, que são submetidos a aulas teóricas a partir da aplicação e descrição de desenhos sobre o assunto à base de memorização. O elemento lúdico, como um jogo, é um meio intrínseco do cotidiano que pode ser usado como forma de promover aulas mais dinâmicas, criativas e que estimulem a criatividade dos alunos. Assim, com o propósito de promover uma estratégia para fixação e revisão do conteúdo sobre divisão celular, os alunos em grupos, foram orientados a construir um jogo na forma de mapa mental interativo, onde as palavras chaves e figuras do mapa mental pudessem ser montadas em um tabuleiro. Após a criação e construção da atividade, os alunos foram reunidos em uma sala ampla onde pudessem dispor o jogo produzido e, em forma de rodízio por estação, cada grupo foi orientado a montar e avaliar o jogo construído pelas outras equipes. Para a avaliação as esquipes receberam um formulário impresso com perguntas abertas que objetivaram investigar a opinião dos alunos quanto a diversão em jogar, as dificuldades encontradas para jogar, a funcionalidade da atividade como revisão de conteúdo e sugestões para melhoria do jogo criado pelos colegas. Foram construídos 18 mapas mentais interativos. Todas as avaliações indicaram que a atividade funcionou como um instrumento de revisão. Somente uma equipe teve seu jogo avaliado como não interessante. A maioria das equipes não encontraram dificuldades para jogar, quando os alunos relataram dificuldades, estas baseavam-se em conseguir diferenciar os conceitos de cada uma das fases da meiose. Foi possível perceber que a vivência em jogar e avaliar a atividade criada pelos colegas foi prazerosa, estimulante e, principalmente, que favoreceu o processo de ensino aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.