O GEOGEBRA E O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UM OLHAR PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS INICIAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89430 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2713 "inscrito_id" => 14421 "titulo" => "O GEOGEBRA E O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UM OLHAR PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS INICIAIS" "resumo" => "O presente relato tem como finalidade apresentar e refletir sobre o minicurso “Geometria Plana e o GeoGebra: Um Estudo dos conceitos iniciais”, promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), no I Ciclo de Oficinas e Minicursos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação, Campus VII, no semestre de 2021.2. O referido minicurso ocorreu de 10 a 29 de novembro de 2021, ainda no formato remoto, e foi oferecida para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, com este relato de experiência, ampliar o olhar acerca da seguinte pergunta: “o formato virtual de atividades, para trabalhar com o ensino da geometria plana, a partir do uso do software GeoGebra, de vídeos e jogos, consegue romper com o percurso tradicional de ensino e contribuir com as aprendizagens dos estudantes?”. Do ponto de vista metodológico, o minicurso foi pensada com o objetivo de desenvolver e vivenciar atividades potencialmente lúdicas, com os participantes, visando trabalhar com os conceitos iniciais de Geometria Plana e Analítica, sempre a partir do auxílio do GeoGebra. Esse software, portanto, surge como uma ferramenta capaz de unir e articular essas duas áreas, a Geometria Plana e Analítica, de forma entrecruzada, de forma a ser possível enxergar “as duas geometrias” e suas articulações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14421_TB2713_04122022104954.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SANTIAGO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandrasanttysilva19@g" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89430 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2713 "inscrito_id" => 14421 "titulo" => "O GEOGEBRA E O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UM OLHAR PARA O ESTUDO DOS CONCEITOS INICIAIS" "resumo" => "O presente relato tem como finalidade apresentar e refletir sobre o minicurso “Geometria Plana e o GeoGebra: Um Estudo dos conceitos iniciais”, promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), no I Ciclo de Oficinas e Minicursos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação, Campus VII, no semestre de 2021.2. O referido minicurso ocorreu de 10 a 29 de novembro de 2021, ainda no formato remoto, e foi oferecida para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, com este relato de experiência, ampliar o olhar acerca da seguinte pergunta: “o formato virtual de atividades, para trabalhar com o ensino da geometria plana, a partir do uso do software GeoGebra, de vídeos e jogos, consegue romper com o percurso tradicional de ensino e contribuir com as aprendizagens dos estudantes?”. Do ponto de vista metodológico, o minicurso foi pensada com o objetivo de desenvolver e vivenciar atividades potencialmente lúdicas, com os participantes, visando trabalhar com os conceitos iniciais de Geometria Plana e Analítica, sempre a partir do auxílio do GeoGebra. Esse software, portanto, surge como uma ferramenta capaz de unir e articular essas duas áreas, a Geometria Plana e Analítica, de forma entrecruzada, de forma a ser possível enxergar “as duas geometrias” e suas articulações." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID14421_TB2713_04122022104954.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALESSANDRA SANTIAGO DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "ALESSANDRA" "autor_email" => "alessandrasanttysilva19@g" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }