UMAANÁLISE DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFRN
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89468 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2755 "inscrito_id" => 14844 "titulo" => "UMAANÁLISE DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFRN" "resumo" => "O presente estudo, motivado a partir da vivência de estudantes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Parelhas, busca apreender quais aspectos se referem à Educação Inclusiva dos(as) discentes com NEE em documentos curriculares e normativos do Instituto, a fim de apontar desafios e possibilidades desse contexto e contribuir com a efetivação da Educação Inclusiva na instituição. Como percurso metodológico foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise documental na qual buscou-se analisar quatro documentos nativos do IFRN, dos quais três deles constam na Resolução n° 38/2012 CONSUP/FRN: O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição; A sua Organização Didática; O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Informática na Modalidade Integrada e; A Resolução Nº 26/2020 CONSUP/IFRN, a qual trata do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com necessidades educacionais específicas. O estudo apontou como principais resultados: o reconhecimento dos avanços conquistados no IFRN, expressos na direção política da instituição sobre Educação Inclusiva e na adoção de medidas supracitadas no estudo e, apesar destes, a identificação de lacunas nos documentos institucionais acerca desta temática, que se desdobram em desafios cotidianos para os(as) estudantes com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14844_TB2755_09082022175919.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL GUEDES LIMEIRA" "autor_nome_curto" => "Lucas Guedes" "autor_email" => "lucasguedes2908@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89468 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2755 "inscrito_id" => 14844 "titulo" => "UMAANÁLISE DA INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECÍFICAS NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA DO IFRN" "resumo" => "O presente estudo, motivado a partir da vivência de estudantes do curso de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Parelhas, busca apreender quais aspectos se referem à Educação Inclusiva dos(as) discentes com NEE em documentos curriculares e normativos do Instituto, a fim de apontar desafios e possibilidades desse contexto e contribuir com a efetivação da Educação Inclusiva na instituição. Como percurso metodológico foi realizada pesquisa qualitativa, por meio de revisão bibliográfica e análise documental na qual buscou-se analisar quatro documentos nativos do IFRN, dos quais três deles constam na Resolução n° 38/2012 CONSUP/FRN: O Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição; A sua Organização Didática; O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do Curso Técnico em Informática na Modalidade Integrada e; A Resolução Nº 26/2020 CONSUP/IFRN, a qual trata do Plano Educacional Individualizado (PEI) para alunos com necessidades educacionais específicas. O estudo apontou como principais resultados: o reconhecimento dos avanços conquistados no IFRN, expressos na direção política da instituição sobre Educação Inclusiva e na adoção de medidas supracitadas no estudo e, apesar destes, a identificação de lacunas nos documentos institucionais acerca desta temática, que se desdobram em desafios cotidianos para os(as) estudantes com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID14844_TB2755_09082022175919.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS GABRIEL GUEDES LIMEIRA" "autor_nome_curto" => "Lucas Guedes" "autor_email" => "lucasguedes2908@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }