A fotografia amadora se mostra um caminho viável para produção artística, cultural, científica e, finalmente, interdisciplinar. Portanto, caminha de encontro com as considerações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, que traz orientações para o preparo dos estudantes em sua qualificação profissional, mediante a liberdade para pesquisar e aprender junto à arte. Diante dessa possibilidade, a presente proposta busca o fortalecimento da memória e inserção da sustentabilidade do patrimônio histórico a partir dos componentes curriculares de Ciências Humanas e da Natureza, pertinentes a pesquisa estudantil. Sendo assim, realizamos uma sequência didática dividida em 3 etapas: captura de imagens do Jardim Independência (Corumbá-MS), seminários com uma profissional em fotografia e avaliação do engajamento dos alunos com o Clube de Pesquisa e Fotografia Amadora. O envolvimento dos alunos frente as ações de captura da imagens, discussões e produção de materiais possibilitou reflexões acerca da preservação dos momentos e sua memória, sendo aplicados os conceitos de sustentabilidade, essenciais para qualidade de vida de maneira interdisciplinar.