O referente trabalho busca perscrutar acerca das dificuldades dos alunos do (9°) ano do ensino fundamental anos finais da escola pública no processo de aprendizagem pós-pandemia no estudo da língua portuguesa; investigando as principais causas pertinentes do bloqueio no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Entendendo que a volta do ensino presencial nas escolas públicas perpassa pela precarização das estruturas acadêmicas, sociais e da escola, durante os mais de dois anos que paliaram a educação, acreditasse que novas metodologias de ensino são lacunas iminentes no processo de aprendizagem dos alunos que entraram na pandemia no (6°) ano e voltam ao presencial com aprovação automática para o (9°) ano caracteriza-se portanto nessa problemática, norteando-se nas hipóteses; O impacto negativo no desempenho da leitura e escrita dos alunos; as dificuldades ampliadas no processo de produção e interpretação textual, a nulidade critica e contexto psicossocial do novo momento que os pre-adolescentes desenvolveram durantes os mais de dois anos isolados durante a pandemia de Covid-19 no Brasil. Nesse contexto, o empenho a pesquisa mostrou-se a partir das vivências no estágio acadêmico e na experiência em sala de aula nas escolas públicas do município de Escada-PE que revelaram um quadro pedagógico no ensino, em que as principais dificuldades necessitam ser identificadas e trabalhadas. As laborações propõem compreender novas sistemáticas que identifiquem essa defasagem e que em prazo hábil infiram aprendizado que preparem os alunos para o novo ensino médio dentro desse contexto psicossocial e educacional brasileiro, com a contribuição iminente de novas metodologias de ensino no desenvolvimento da criança na língua.