Até os dias atuais, conseguimos facilmente nos deparar com o racismo em diversas áreas e ambientes da nossa vida, dentro da escola não é diferente. Parece até difícil de acreditar que num país miscigenado a prática do racismo seja tão presente, mas é, e a escola, atuando com uma gestão democrática, tem papel fundamental neste combate. Assim, este artigo tem como objetivo analisar e discutir sobre a gestão democrática e identificar de que forma essa gestão se torna uma forte combatente contra o racismo estrutural enraizado na nossa sociedade e tão presente nas escolas. Para alcançar esse objetivo, fez-se necessária uma pesquisa bibliográfica a fim de compreender ainda mais sobre o racismo e a gestão democrática, aliada à coleta de dados através da realização de entrevistas semiestruturadas com gestoras de escolas públicas municipais da Região Metropolitana de Recife. Dessa forma, se tornou possível identificar a gestão democrática como grande atuante e combatente contra o racismo estrutural nas escolas públicas, pois uma gestão escolar que conta com a participação de todos e que baseia suas ações e decisões no diálogo e no ouvir de todos, em conjunto com ações de intervenção, conscientização e reflexão acerca do tema, possui poder no enfrentamento.