ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89548 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2847 "inscrito_id" => 15481 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Sabe-se que há diversos métodos, na construção de um sujeito leitor, que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles destacam-se os jogos pedagógicos, como um meio fundamental para crianças com dislexia. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir a relevância dos jogos pedagógicos como possíveis ferramentas de ensino-aprendizagem para as crianças com dislexia durante o processo de alfabetização. Desse modo, busca-se mostrar possibilidades que possam amenizar o agravamento das dificuldades de leitura, que comumente apresentam a crianças com esse transtorno específico da aprendizagem. O presente estudo também busca apontar possibilidades para os profissionais da educação com as possibilidades de alfabetizar e letrar de forma mais significativa e prazerosa, mostrando parâmetros teóricos e concretos. Este estudo de revisão integrativa, utilizou as bases de dados, Google acadêmico e Periódicos Capes, através das palavras-chave em português e inglês: Alfabetização e Letramento, Crianças, Dislexia, Jogos Pedagógicos. Literacy, Kids, Dyslexia, Educational Games. Com o resultado do processo mitológico foi possível encontrar 08 artigos que obedeceram aos critérios de elegibilidade. Além disso, busca-se apresentar a realidade quantitativa de pesquisas acadêmicas nas bases de dados pesquisadas, que trazem propostas pedagógicas que sirvam de subsídios, que possibilitassem o uso de jogos como meio pedagógico para letrar e alfabetizar crianças, sendo eles métodos eficazes para as práticas de ensino-aprendizagem. Por esse ângulo, observa-se que, mesmo com a BNCC destacando o brincar como um dos eixos e direitos no âmbito de aprendizagem e desenvolvimento da criança, e também comumente enfatizado pelos psicopedagogos, nas bases de dados observa-se muitas discursões teóricas e poucas propostas presentes nos trabalhos acadêmicos, que possam abranger o conhecimento a respeito e as possibilidades de materiais eficazes, que sirvam de exemplos na construção de materiais e métodos para formação leitora da criança com dislexia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15481_TB2847_30112022232220.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS RAFAEL DE ARRUDA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.arruda@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89548 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2847 "inscrito_id" => 15481 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS COM DISLEXIA POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS" "resumo" => "Sabe-se que há diversos métodos, na construção de um sujeito leitor, que envolve o processo de ensino-aprendizagem. Dentre eles destacam-se os jogos pedagógicos, como um meio fundamental para crianças com dislexia. Nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo discutir a relevância dos jogos pedagógicos como possíveis ferramentas de ensino-aprendizagem para as crianças com dislexia durante o processo de alfabetização. Desse modo, busca-se mostrar possibilidades que possam amenizar o agravamento das dificuldades de leitura, que comumente apresentam a crianças com esse transtorno específico da aprendizagem. O presente estudo também busca apontar possibilidades para os profissionais da educação com as possibilidades de alfabetizar e letrar de forma mais significativa e prazerosa, mostrando parâmetros teóricos e concretos. Este estudo de revisão integrativa, utilizou as bases de dados, Google acadêmico e Periódicos Capes, através das palavras-chave em português e inglês: Alfabetização e Letramento, Crianças, Dislexia, Jogos Pedagógicos. Literacy, Kids, Dyslexia, Educational Games. Com o resultado do processo mitológico foi possível encontrar 08 artigos que obedeceram aos critérios de elegibilidade. Além disso, busca-se apresentar a realidade quantitativa de pesquisas acadêmicas nas bases de dados pesquisadas, que trazem propostas pedagógicas que sirvam de subsídios, que possibilitassem o uso de jogos como meio pedagógico para letrar e alfabetizar crianças, sendo eles métodos eficazes para as práticas de ensino-aprendizagem. Por esse ângulo, observa-se que, mesmo com a BNCC destacando o brincar como um dos eixos e direitos no âmbito de aprendizagem e desenvolvimento da criança, e também comumente enfatizado pelos psicopedagogos, nas bases de dados observa-se muitas discursões teóricas e poucas propostas presentes nos trabalhos acadêmicos, que possam abranger o conhecimento a respeito e as possibilidades de materiais eficazes, que sirvam de exemplos na construção de materiais e métodos para formação leitora da criança com dislexia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15481_TB2847_30112022232220.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DOUGLAS RAFAEL DE ARRUDA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "DOUGLAS" "autor_email" => "douglas.arruda@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }