O presente artigo tem como eixo norteador pesquisar o potencial expressivo na Disciplina de Artes, associando o movimento artístico denominado Romantismo e o período recente da pandemia de COVID-19. O objetivo geral foi oportunizar aos alunos do Ensino Fundamental uma experiência artística de expressão dos sentimentos, ancorando-se no Romantismo. Além de conhecer mais sobre esse movimento, apresentar maneiras de expressão dos sentimentos e descobrir a proveitosa relação do Romantismo com a volta às aulas após o isolamento pela pandemia. O artigo tomou forma por meio de pesquisas bibliográficas em plataformas de artigos científicos e também alicerçado em autores relevantes à área de estudos, entre eles Ana Mae Barbosa. Após a pesquisa foi criada a oficina “ExpessARTE”, que em três encontros para duas turmas dos sétimos anos, apresentou o movimento e os alunos puderam expressar na pintura e escrita o que se relacionava à pandemia. Os resultados obtidos nesta pesquisa atingiram os objetivos propostos, a partir das práticas e diálogos realizados, confirmou-se que se faz de extrema relevância entender e conversar sobre as situações vivenciadas na pandemia, bem como o impacto deixado por ela e, para isso, uma das possibilidades é trabalhar na Disciplina de Artes essa vazão de resquícios deste período inesperado. Ademais, esse trabalho contribui significativamente para a comunidade escolar, fazendo com que fossem expostas lacunas deixadas pela pandemia do COVID-19, que poderão ser trabalhados em inúmeros projetos em torno desse assunto.