RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89563 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2863 "inscrito_id" => 13741 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, em sua última versão (2021 – 2022) proporcionou aos estudantes das licenciaturas, em todo país, a aquisição de experiências na educação básica a partir do contexto real da escola e com isso a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos na universidade de forma a contribuir com a formação inicial de professores. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar à compreensão sobre ensinar, a partir da utilização das metodologias ativas e sua importância, enquanto estratégia motivadora para o Ensino de Biologia. A metodologia utilizada se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, estruturada a partir das narrativas dos participantes do programa. Ao logo do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na escola E.M.T.I. Presidente Geisel, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, pode-se perceber que o compartilhamento de saberes aconteceu de forma colaborativa, destacando-se a participação em projetos e experiências partilhadas pelos residentes. Por meio do desenvolvimento de metodologias ativas foi possível obter uma experiência formativa significativa onde o aluno se apresentava como protagonista nas aulas do laboratório de Ciências da escola. Nesta perspectiva, foi possível trabalhar a teoria junto à prática, intensificar o despertar pela investigação e associar vários recursos para um melhor aproveitamento e interação da aprendizagem. Durante o subprojeto Biologia compreendeu-se que ensinar Biologia vai muito além do que aprendemos na universidade, aprendeu-se que ensinar é partilhar experiências e vivenciar novos saberes de forma contextualizada. Conclui-se que o uso de metodologias ativas na regência foi exitoso, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma a utilização de metodologias ativas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto das experiências construídas no subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13741_TB2863_05122022203358.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaraejoao10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89563 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2863 "inscrito_id" => 13741 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA" "resumo" => "O Programa Residência Pedagógica, em sua última versão (2021 – 2022) proporcionou aos estudantes das licenciaturas, em todo país, a aquisição de experiências na educação básica a partir do contexto real da escola e com isso a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos na universidade de forma a contribuir com a formação inicial de professores. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar à compreensão sobre ensinar, a partir da utilização das metodologias ativas e sua importância, enquanto estratégia motivadora para o Ensino de Biologia. A metodologia utilizada se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, estruturada a partir das narrativas dos participantes do programa. Ao logo do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na escola E.M.T.I. Presidente Geisel, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, pode-se perceber que o compartilhamento de saberes aconteceu de forma colaborativa, destacando-se a participação em projetos e experiências partilhadas pelos residentes. Por meio do desenvolvimento de metodologias ativas foi possível obter uma experiência formativa significativa onde o aluno se apresentava como protagonista nas aulas do laboratório de Ciências da escola. Nesta perspectiva, foi possível trabalhar a teoria junto à prática, intensificar o despertar pela investigação e associar vários recursos para um melhor aproveitamento e interação da aprendizagem. Durante o subprojeto Biologia compreendeu-se que ensinar Biologia vai muito além do que aprendemos na universidade, aprendeu-se que ensinar é partilhar experiências e vivenciar novos saberes de forma contextualizada. Conclui-se que o uso de metodologias ativas na regência foi exitoso, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma a utilização de metodologias ativas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto das experiências construídas no subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13741_TB2863_05122022203358.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMARA FERREIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAMARA" "autor_email" => "samaraejoao10@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }