O Programa Residência Pedagógica, em sua última versão (2021 – 2022) proporcionou aos estudantes das licenciaturas, em todo país, a aquisição de experiências na educação básica a partir do contexto real da escola e com isso a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos obtidos na universidade de forma a contribuir com a formação inicial de professores. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo relatar à compreensão sobre ensinar, a partir da utilização das metodologias ativas e sua importância, enquanto estratégia motivadora para o Ensino de Biologia. A metodologia utilizada se caracteriza como sendo de natureza qualitativa, estruturada a partir das narrativas dos participantes do programa. Ao logo do Programa Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na escola E.M.T.I. Presidente Geisel, localizada na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, pode-se perceber que o compartilhamento de saberes aconteceu de forma colaborativa, destacando-se a participação em projetos e experiências partilhadas pelos residentes. Por meio do desenvolvimento de metodologias ativas foi possível obter uma experiência formativa significativa onde o aluno se apresentava como protagonista nas aulas do laboratório de Ciências da escola. Nesta perspectiva, foi possível trabalhar a teoria junto à prática, intensificar o despertar pela investigação e associar vários recursos para um melhor aproveitamento e interação da aprendizagem. Durante o subprojeto Biologia compreendeu-se que ensinar Biologia vai muito além do que aprendemos na universidade, aprendeu-se que ensinar é partilhar experiências e vivenciar novos saberes de forma contextualizada. Conclui-se que o uso de metodologias ativas na regência foi exitoso, visto que a participação dos alunos foi intensa e positiva com resultados significativos, assim como a aprendizagem dos participantes do programa. Dessa forma a utilização de metodologias ativas se apresentou como relevante e engrandecedora no contexto das experiências construídas no subprojeto Biologia do Programa Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA.