UM OLHAR SOBRE DISCURSOS DE PARTICIPANTES ACERCA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CURSO DO ISF: “LISTENING & SPEAKING: COMO SOBREVIVER À VIDA ACADÊMICA”
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89592 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2896 "inscrito_id" => 15054 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE DISCURSOS DE PARTICIPANTES ACERCA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CURSO DO ISF: “LISTENING & SPEAKING: COMO SOBREVIVER À VIDA ACADÊMICA”" "resumo" => "Vivemos em um mundo em que o crescimento tecnológico é evidente a cada segundo, um mundo totalmente informatizado. No campo educacional, a inserção de recursos tecnológicos ganhou mais visibilidade durante o período pandêmico que oportunizou dar continuidade aos estudos respeitando o distanciamento social. E hoje, várias ferramentas voltadas para a área pedagógica estão disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o contexto analisado neste estudo em andamento é o Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que oferece cursos de língua inglesa para fins específicos com o propósito de desenvolver e capacitar a comunidade acadêmica para sua proficiência linguística, assim como formar professores de língua inglesa para internacionalização. Logo, o foco deste resumo é apresentar um recorte de uma dissertação de mestrado, cuja coleta de dados foi iniciada em março/2022, com análise qualitativa (FLICK, 2009) de dados de entrevistas semiestruturadas (BASTOS; SANTOS (2013). Por conseguinte, buscamos refletir sobre as percepções dos participantes ao realizarem as atividades propostas utilizando ferramentas digitais durante o curso “Listening & Speaking: como sobreviver à vida acadêmica” conforme a ementa que tem enfoque nas habilidades em estudo. Os dados revelam que a inserção dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas do curso potencializa o processo de ensino e aprendizagem da língua, resultando no desenvolvimento das habilidades de listening e speaking dos participantes. Através dos discursos dos estudantes, é possível evidenciar suas impressões, seu crescimento linguístico em língua inglesa com a utilização dos recursos tecnológicos no decorrer do curso, em específico nas habilidades que foram destacadas como as habilidades que sentem mais dificuldade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15054_TB2896_28112022213529.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA CRISTOFOLINI" "autor_nome_curto" => "DEBORA" "autor_email" => "debcristofolini@furb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89592 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2896 "inscrito_id" => 15054 "titulo" => "UM OLHAR SOBRE DISCURSOS DE PARTICIPANTES ACERCA DO USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NO CURSO DO ISF: “LISTENING & SPEAKING: COMO SOBREVIVER À VIDA ACADÊMICA”" "resumo" => "Vivemos em um mundo em que o crescimento tecnológico é evidente a cada segundo, um mundo totalmente informatizado. No campo educacional, a inserção de recursos tecnológicos ganhou mais visibilidade durante o período pandêmico que oportunizou dar continuidade aos estudos respeitando o distanciamento social. E hoje, várias ferramentas voltadas para a área pedagógica estão disponíveis para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o contexto analisado neste estudo em andamento é o Idiomas sem Fronteiras (IsF) da Universidade Regional de Blumenau (FURB) que oferece cursos de língua inglesa para fins específicos com o propósito de desenvolver e capacitar a comunidade acadêmica para sua proficiência linguística, assim como formar professores de língua inglesa para internacionalização. Logo, o foco deste resumo é apresentar um recorte de uma dissertação de mestrado, cuja coleta de dados foi iniciada em março/2022, com análise qualitativa (FLICK, 2009) de dados de entrevistas semiestruturadas (BASTOS; SANTOS (2013). Por conseguinte, buscamos refletir sobre as percepções dos participantes ao realizarem as atividades propostas utilizando ferramentas digitais durante o curso “Listening & Speaking: como sobreviver à vida acadêmica” conforme a ementa que tem enfoque nas habilidades em estudo. Os dados revelam que a inserção dos recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas do curso potencializa o processo de ensino e aprendizagem da língua, resultando no desenvolvimento das habilidades de listening e speaking dos participantes. Através dos discursos dos estudantes, é possível evidenciar suas impressões, seu crescimento linguístico em língua inglesa com a utilização dos recursos tecnológicos no decorrer do curso, em específico nas habilidades que foram destacadas como as habilidades que sentem mais dificuldade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15054_TB2896_28112022213529.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORA CRISTOFOLINI" "autor_nome_curto" => "DEBORA" "autor_email" => "debcristofolini@furb.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }