A pandemia de Covid-19 impactou diferentes setores da sociedade nos últimos anos. Uma das áreas mais afetadas foi a Educação, onde autoridades estaduais e federais exigiram das Instituições de Ensino, rápida adaptação às aulas remotas, tendo em vista o cumprimento da carga horária de 200 dias letivos. O pouco tempo disponível para adaptação dos professores ao uso de novas metodologias e falta de acessibilidade dos alunos de baixa renda a recursos tecnológicos, culminou na preocupação com a formação dos estudantes da Educação Básica e no Ensino Superior. Neste sentido, este estudo visa analisar o contexto de formação inicial de professores de ciências, que iniciaram sua graduação de forma presencial, tendo que se adaptar para as atividades remotas, no período da pandemia. Para tanto, foi realizado um acompanhamento das atividades de estágio supervisionado de ciências, em diário de bordo, com levantamento sobre os aspectos e experiências das atividades remotas; expectativas sobre a ação docente e ao mercado de trabalho. Incialmente, foram analisadas as perspectivas de licenciandos sobre sua formação inicial em Ciências Biológicas de uma instituição estadual de ensino que realizou a maior parte da graduação de modo remoto, com o Estágio Supervisionado de Ciências de forma presencial. Como se trata de uma turma de iniciação, muitos discentes terão as primeiras experiências com situações práticas à atividade docente, acredita-se que o estágio supervisionado de ciências possa contribuir com a construção dos saberes docentes, momento decisivo e crítico na decisão do aluno em dar ou não continuidade à docência após formado. Esta também é influenciada pela percepção da profissão de professor no mercado de trabalho. Com salários relativamente baixos quando comparados a profissionais com mesmo nível de graduação em outras áreas com carga horária semelhante, a profissão de professor é vista como de baixo status social e pouco atrativa. Nesse sentido, espera-se encontrar um perfil de estudantes preocupados com sua formação, reflexivos sobre a profissão e a sua colocação na docência.