AÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL (2008 A 2022)
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89635 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2950 "inscrito_id" => 9292 "titulo" => "AÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL (2008 A 2022)" "resumo" => "O Brasil, Moçambique e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Possuem diversos acordos gerais de cooperação, que envolvem seus sistemas educacionais e buscam assegurar o direito educacional e a universalização do ensino. O objetivo geral desse estudo foi analisar os programas e as ações governamentais em Educação Especial implementados no Brasil, em Moçambique e em Portugal, no período de 2008 a 2022. AA pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada mediante abordagem qualitativa, ancorada na técnica da pesquisa documental. Como instrumentos foram utilizados um Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial e um roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado a dois representantes do Ministério da Educação. Os dados oriundos foram compilados, descritos e analisados com base no Método Comparativo, sendo também gravados, transcritos e analisados por juízes, utilizando-se a Análise Temática (AT). Os resultados apontaram diferentes formas organizativas do trabalho pedagógico na Educação Especial, considerando as especificidades culturais e políticas dos diferentes países. Foi possível verificar que as terminologias adotadas nos documentos oficiais são similares, e as políticas, programas e ações governamentais foram construídas, nesse período, a partir das orientações internacionais dos organismos multilaterais. Evidenciou-se um período progressista que culminou na ampliação de políticas, programas e ações de Educação Especial. Tais programas e ações passaram a definir legalmente um tipo de público a ser atendido, diferentes serviços e espaços para oferta do Atendimento Educacional Especializado. Nos últimos anos, após repentinas reformas político-econômicas, as políticas de Educação Especial passaram a atender mais explicitamente às lógicas do mercado e do capital na definição de suas diretrizes e princípios. Tais efeitos culminaram na publicação e posterior suspensão dos efeitos legais da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9292_TB2950_19082022212928.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "SAMUEL VINENTE" "autor_email" => "samuel.vinente@ifsp.edu.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89635 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2950 "inscrito_id" => 9292 "titulo" => "AÇÕES GOVERNAMENTAIS E POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL, MOÇAMBIQUE E PORTUGAL (2008 A 2022)" "resumo" => "O Brasil, Moçambique e Portugal integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Possuem diversos acordos gerais de cooperação, que envolvem seus sistemas educacionais e buscam assegurar o direito educacional e a universalização do ensino. O objetivo geral desse estudo foi analisar os programas e as ações governamentais em Educação Especial implementados no Brasil, em Moçambique e em Portugal, no período de 2008 a 2022. AA pesquisa, de caráter descritivo, foi realizada mediante abordagem qualitativa, ancorada na técnica da pesquisa documental. Como instrumentos foram utilizados um Protocolo de Análise Documental em Políticas de Educação Especial e um roteiro semiestruturado de entrevista, aplicado a dois representantes do Ministério da Educação. Os dados oriundos foram compilados, descritos e analisados com base no Método Comparativo, sendo também gravados, transcritos e analisados por juízes, utilizando-se a Análise Temática (AT). Os resultados apontaram diferentes formas organizativas do trabalho pedagógico na Educação Especial, considerando as especificidades culturais e políticas dos diferentes países. Foi possível verificar que as terminologias adotadas nos documentos oficiais são similares, e as políticas, programas e ações governamentais foram construídas, nesse período, a partir das orientações internacionais dos organismos multilaterais. Evidenciou-se um período progressista que culminou na ampliação de políticas, programas e ações de Educação Especial. Tais programas e ações passaram a definir legalmente um tipo de público a ser atendido, diferentes serviços e espaços para oferta do Atendimento Educacional Especializado. Nos últimos anos, após repentinas reformas político-econômicas, as políticas de Educação Especial passaram a atender mais explicitamente às lógicas do mercado e do capital na definição de suas diretrizes e princípios. Tais efeitos culminaram na publicação e posterior suspensão dos efeitos legais da Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9292_TB2950_19082022212928.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "SAMUEL VINENTE" "autor_email" => "samuel.vinente@ifsp.edu.b" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }