NARRATIVAS DE UM TEXTO TEÓRICO- CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SURDO
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 8964 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1197 "inscrito_id" => 121 "titulo" => "NARRATIVAS DE UM TEXTO TEÓRICO- CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SURDO" "resumo" => """ Resumo:\r\n Este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa bibliográfica na perspectiva teórico- crítica desenvolvida durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UEPB/CH. O presente texto apresenta-se como um estudo qualitativo, cujo problema norteou a pesquisa bibliográfica, trazendo uma reflexão sobre a Língua Brasileira de Sinais como L1 na educação de surdos, bem como a L2 Língua Portuguesa como segunda língua para a comunidade surda. O ensino dessa linguagem é uma questão preocupante no contexto da educação de surdos, pois o reconhecimento da importância da Libras no ensino voltado para os alunos surdos ainda é deixado de lado. Portanto há uma necessidade maior de reflexão no sentido de evidenciar a sua relevância. Neste sentido nos apoiaremos no corpus teórico dos autores os quais discutem sobre os Estudos Culturais, Estudos Surdos e Educação. Sendo assim partiremos da análise de como as informações sobre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa chegam à extremidade alvo que são os estudantes surdos/as, tendo em vista que são produzidas em outro extremo pela maioria de ouvintes.. Esta discussão é extremamente relevante para que possamos lançar um olhar crítico sobre a educação de surdos.Palavras- chaves: Educação, Libras, Surdos, Língua Portuguesa """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LIBRAS, SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_12_53_13_idinscrito_121_86d3a53c4e8dad5001a63d4a42a8c673.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVÂNIA FLORO NICÁCIO" "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA" "autor_email" => "vaniauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 8964 "edicao_id" => 25 "trabalho_id" => 1197 "inscrito_id" => 121 "titulo" => "NARRATIVAS DE UM TEXTO TEÓRICO- CRÍTICO SOBRE A EDUCAÇÃO DO SURDO" "resumo" => """ Resumo:\r\n Este trabalho é um desdobramento de uma pesquisa bibliográfica na perspectiva teórico- crítica desenvolvida durante o curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da UEPB/CH. O presente texto apresenta-se como um estudo qualitativo, cujo problema norteou a pesquisa bibliográfica, trazendo uma reflexão sobre a Língua Brasileira de Sinais como L1 na educação de surdos, bem como a L2 Língua Portuguesa como segunda língua para a comunidade surda. O ensino dessa linguagem é uma questão preocupante no contexto da educação de surdos, pois o reconhecimento da importância da Libras no ensino voltado para os alunos surdos ainda é deixado de lado. Portanto há uma necessidade maior de reflexão no sentido de evidenciar a sua relevância. Neste sentido nos apoiaremos no corpus teórico dos autores os quais discutem sobre os Estudos Culturais, Estudos Surdos e Educação. Sendo assim partiremos da análise de como as informações sobre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa chegam à extremidade alvo que são os estudantes surdos/as, tendo em vista que são produzidas em outro extremo pela maioria de ouvintes.. Esta discussão é extremamente relevante para que possamos lançar um olhar crítico sobre a educação de surdos.Palavras- chaves: Educação, Libras, Surdos, Língua Portuguesa """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, LIBRAS, SURDO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_09_11_2014_12_53_13_idinscrito_121_86d3a53c4e8dad5001a63d4a42a8c673.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:55" "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDIVÂNIA FLORO NICÁCIO" "autor_nome_curto" => "EDIVÂNIA" "autor_email" => "vaniauepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-i-cintedi" "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI" "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014" "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png" "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }