Entendendo a avaliação como parte do processo educativo em Educação Socioemocional com nuances que precisam ser intencionalmente pensadas, procuramos discutir através deste relato de experiência como fazê-la de forma intencional, plena e integral. Uma educação plena deve desenvolver o aluno como um todo, mas na prática escolar valorizamos de verdade a avaliação nas disciplinas regulares e acabamos deixando as habilidades socioemocionais sendo avaliadas de forma subjetiva, tornando o processo avaliativo das competências desarticulado do processo integral de aprendizagem proposto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação. É necessário fazer um recorte real de quais competências são adequadas para cada forma de aprender além de equânimes em oportunidade de aprendizagem e inclusivas. Mas como valorar e garantir a qualidade dessa avaliação? O processo de avaliação socioemocional não acontece de forma pontual ou desarticulada, fazemo-lo com foco em cada atividade proposta elaborada objetivando o desenvolvimento de uma habilidade, utilizando uma diversidade de métodos (observação, cumprimentos de tarefas, autoavaliação, pares, estudo de caso, resolução de problemas, questionários, missões, entre outros). Nesse contexto, nos propomos a utilizar como experiência a elaboração de um instrumento baseado no Big Five como um recorte das habilidades gerais a serem desenvolvidas (abertura a novas experiências, conscienciosidade, amabilidade, extroversão e estabilidade emocional), seguido de ações que descrevem o que cada um significa na prática da vida cotidiana do estudante e para cada ação atribuímos uma pontuação. O instrumento foi utilizado em alunos do ensino fundamental dos 7º e 8º anos. Os resultados apontam que o instrumento é uma ferramenta válida na medida em que o entendemos como complementar a vários outros métodos parte do processo avaliativo, sendo uma boa ferramenta de avaliação quantitativa, economicamente viável, de fácil aplicação sem exigência de aplicador especializado, podendo ser utilizado ainda como instrumento de devolutiva e diagnóstico pedagógico.