A AFETIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89663 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2983 "inscrito_id" => 13186 "titulo" => "A AFETIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A afetividade apresenta grande relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano, pois a partir do vínculo afetivo familiar os escolares se desenvolvem com harmonia transparecendo nos sentimentos e emoções. O objetivo do trabalho foi analisar como os sentimentos e as emoções presentes na relação professor-aluno contribuem para o desenvolvimento cognitivo, para isso foi realizado uma revisão de literatura, com caráter qualitativa e sistemática, com base em estudos publicados. Para falar de afetividade e cognição é necessário a abordagem do teórico Henri Wallon, que possui valiosa contribuição com os seus estudos, onde esclarece que a função tônica, a expressão emocional, o comportamento e a aprendizagem do ser humano apresentam dependência uma da outra para que todas sejam bem desenvolvidas. Por isso, a afetividade torna-se importante na formação integral do ser humano, pois possibilita diversas maneiras de agir em diferentes situações da aprendizagem, afirmando o modo como o indivíduo interage e percebe o mundo que o cerca. De modo que a afetividade fundamenta teoricamente o relacionamento afetivo entre professor e aluno, afim de que o aluno se desenvolve cognitivamente no processo ensino aprendizagem, evitando problemas de afetividade, baixa auto-estima, dificuldade de aprendizagem, timidez, e outras manifestações podem causar danos extremos como reprovação escolar e outros problemas de ordem psicológica. Conclui-se que o sucesso da apredizagem se estabelece por meio de uma prática pedagógica que leve em consideração a criança como um ser que tenha características e ritmos próprios, as quais contribuem para a vida afetiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13186_TB2983_10082022143810.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONAÍZA PINHEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "MONAÍZA" "autor_email" => "itapinheiro09@gmail.com" "autor_ies" => "UNICESUMAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89663 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2983 "inscrito_id" => 13186 "titulo" => "A AFETIVIDADE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM" "resumo" => "A afetividade apresenta grande relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano, pois a partir do vínculo afetivo familiar os escolares se desenvolvem com harmonia transparecendo nos sentimentos e emoções. O objetivo do trabalho foi analisar como os sentimentos e as emoções presentes na relação professor-aluno contribuem para o desenvolvimento cognitivo, para isso foi realizado uma revisão de literatura, com caráter qualitativa e sistemática, com base em estudos publicados. Para falar de afetividade e cognição é necessário a abordagem do teórico Henri Wallon, que possui valiosa contribuição com os seus estudos, onde esclarece que a função tônica, a expressão emocional, o comportamento e a aprendizagem do ser humano apresentam dependência uma da outra para que todas sejam bem desenvolvidas. Por isso, a afetividade torna-se importante na formação integral do ser humano, pois possibilita diversas maneiras de agir em diferentes situações da aprendizagem, afirmando o modo como o indivíduo interage e percebe o mundo que o cerca. De modo que a afetividade fundamenta teoricamente o relacionamento afetivo entre professor e aluno, afim de que o aluno se desenvolve cognitivamente no processo ensino aprendizagem, evitando problemas de afetividade, baixa auto-estima, dificuldade de aprendizagem, timidez, e outras manifestações podem causar danos extremos como reprovação escolar e outros problemas de ordem psicológica. Conclui-se que o sucesso da apredizagem se estabelece por meio de uma prática pedagógica que leve em consideração a criança como um ser que tenha características e ritmos próprios, as quais contribuem para a vida afetiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13186_TB2983_10082022143810.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MONAÍZA PINHEIRO SANTOS" "autor_nome_curto" => "MONAÍZA" "autor_email" => "itapinheiro09@gmail.com" "autor_ies" => "UNICESUMAR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }