A afetividade apresenta grande relevância para o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano, pois a partir do vínculo afetivo familiar os escolares se desenvolvem com harmonia transparecendo nos sentimentos e emoções. O objetivo do trabalho foi analisar como os sentimentos e as emoções presentes na relação professor-aluno contribuem para o desenvolvimento cognitivo, para isso foi realizado uma revisão de literatura, com caráter qualitativa e sistemática, com base em estudos publicados. Para falar de afetividade e cognição é necessário a abordagem do teórico Henri Wallon, que possui valiosa contribuição com os seus estudos, onde esclarece que a função tônica, a expressão emocional, o comportamento e a aprendizagem do ser humano apresentam dependência uma da outra para que todas sejam bem desenvolvidas. Por isso, a afetividade torna-se importante na formação integral do ser humano, pois possibilita diversas maneiras de agir em diferentes situações da aprendizagem, afirmando o modo como o indivíduo interage e percebe o mundo que o cerca. De modo que a afetividade fundamenta teoricamente o relacionamento afetivo entre professor e aluno, afim de que o aluno se desenvolve cognitivamente no processo ensino aprendizagem, evitando problemas de afetividade, baixa auto-estima, dificuldade de aprendizagem, timidez, e outras manifestações podem causar danos extremos como reprovação escolar e outros problemas de ordem psicológica. Conclui-se que o sucesso da apredizagem se estabelece por meio de uma prática pedagógica que leve em consideração a criança como um ser que tenha características e ritmos próprios, as quais contribuem para a vida afetiva.