OS IMPACTOS DA CULTURA DIGITAL NA VIDA DOS JOVENS: NOVOS LETRAMENTOS EM FACE DOS CONFLITOS NAS REDES
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89690 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 13792 "titulo" => "OS IMPACTOS DA CULTURA DIGITAL NA VIDA DOS JOVENS: NOVOS LETRAMENTOS EM FACE DOS CONFLITOS NAS REDES" "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira localizada em Campina Grande-PB. Para a execução dessa pesquisa foram consideradas as seguintes discussões: a participação dos jovens nas mais variadas redes socias da internet que incentivem práticas de protagonismo; a construção de identidades virtuais e a reflexão de suas culturas e valores; os conflitos internos e externos gerados pelo uso das mídias virtuais e a necessidade de atividades pedagógicas voltadas para os novos letramentos digitais. A pesquisa teve como objetivo geral proporcionar aos estudantes do ensino médio a visão de práticas éticas na internet, por meio do letramento digital com foco na produção e divulgação de conhecimentos para despertar o interesse nos processos emancipatórios críticos e saudáveis da cultura digital, e como objetivos específicos: a) conhecer as ferramentas digitais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades necessárias nas práticas sociais da internet; b) investigar e caracterizar os fenômenos das fake news; b) desmistificar e conscientizar sobre práticas de cancelamento nas redes sociais; c) discutir os aspectos no mundo das mídias sociais que influenciam na saúde emocional dos jovens para desenvolver dispositivos que amenizem e aprimorem a inteligência emocional d) identificar as competências necessárias para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos no ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL, 2002) que utiliza o método indutivo e observacional (FLICK, 2013) do tipo documental e pesquisa-ação (GIL, 2009). Baseamos esse projeto nos estudos sobre educação midiática de Buckinham (2019, 2010) fake news por Braga (2018) e cancelamento digital nas investigações de Macedo (2017) e Freitas (2017). De forma geral, averiguamos que a pesquisa-ação obteve sucesso, pois os sujeitos estudantes envolvidos apresentaram práticas de conhecimento, curiosidade, práticas éticas nas mídias digitais visíveis em ações autorais e críticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13792_TB3013_01122022234633.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA THAIS CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "thais-amore@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89690 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3013 "inscrito_id" => 13792 "titulo" => "OS IMPACTOS DA CULTURA DIGITAL NA VIDA DOS JOVENS: NOVOS LETRAMENTOS EM FACE DOS CONFLITOS NAS REDES" "resumo" => "O presente trabalho é fruto de uma pesquisa-ação realizada com alunos do ensino médio da Escola Cidadã Integral Professor Itan Pereira localizada em Campina Grande-PB. Para a execução dessa pesquisa foram consideradas as seguintes discussões: a participação dos jovens nas mais variadas redes socias da internet que incentivem práticas de protagonismo; a construção de identidades virtuais e a reflexão de suas culturas e valores; os conflitos internos e externos gerados pelo uso das mídias virtuais e a necessidade de atividades pedagógicas voltadas para os novos letramentos digitais. A pesquisa teve como objetivo geral proporcionar aos estudantes do ensino médio a visão de práticas éticas na internet, por meio do letramento digital com foco na produção e divulgação de conhecimentos para despertar o interesse nos processos emancipatórios críticos e saudáveis da cultura digital, e como objetivos específicos: a) conhecer as ferramentas digitais que auxiliam no desenvolvimento de habilidades necessárias nas práticas sociais da internet; b) investigar e caracterizar os fenômenos das fake news; b) desmistificar e conscientizar sobre práticas de cancelamento nas redes sociais; c) discutir os aspectos no mundo das mídias sociais que influenciam na saúde emocional dos jovens para desenvolver dispositivos que amenizem e aprimorem a inteligência emocional d) identificar as competências necessárias para o desenvolvimento do protagonismo dos alunos no ambiente virtual. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa (BAUER & GASKEL, 2002) que utiliza o método indutivo e observacional (FLICK, 2013) do tipo documental e pesquisa-ação (GIL, 2009). Baseamos esse projeto nos estudos sobre educação midiática de Buckinham (2019, 2010) fake news por Braga (2018) e cancelamento digital nas investigações de Macedo (2017) e Freitas (2017). De forma geral, averiguamos que a pesquisa-ação obteve sucesso, pois os sujeitos estudantes envolvidos apresentaram práticas de conhecimento, curiosidade, práticas éticas nas mídias digitais visíveis em ações autorais e críticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13792_TB3013_01122022234633.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA THAIS CORDEIRO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "thais-amore@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }