ARAÚJO, Daiana Lima De. Recriando a brincadeira. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/89748>. Acesso em: 22/11/2024 12:14
As aulas têm pressupostos em orientações normativas e elaborações de planejamentos com base em informações ditas válidas socialmente. Porém, o ensino precisa entremear pautas que legitime o educando e seu contexto, ou seja, um ensino que esteja relacionado com uma prática pedagógica que justifique a sua elaboração e aplicação. Nessa perspectiva, a proposta deste trabalho relaciona-se com modelos preconcebidos da realidade de nossos alunos. Isto é, a formulação da eletiva “Recriando a brincadeira” elaborou conhecimento científico relacionando as brincadeiras e jogos do dia a dia dos alunos na busca de novas concepções acerca de conteúdos sistemáticos do ensino fundamental. Assim, o que diz respeito ao contexto escolar, a realização deste projeto significa facilitar a proximidade das experiências sociais de nossos alunos com os conteúdos da BNCC. Visto que, as brincadeiras e os jogos lúdicos proporcionam uma abordagem dinâmica e prazerosa no repasse de conteúdos normativos.