CURADORIA DE CONTEÚDOS E A CRIAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM APLICATIVO SIMPLEMIND
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89763 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3096 "inscrito_id" => 8799 "titulo" => "CURADORIA DE CONTEÚDOS E A CRIAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM APLICATIVO SIMPLEMIND" "resumo" => "Este escrito tem como objetivo discorrer sobre a aplicabilidade da curadoria de conteúdos, mediante a criação de mapas mentais no aplicativo Simplemind, na disciplina de língua portuguesa, com alunos do ensino médio à prática da pesquisa – promovendo a participação ativa dos discentes. A abordagem adotada é qualitativa, com enfoque descritivo. Para a construção do referencial teórico realizou-se a organização de informações relevantes por meio de mapeamentos mentais, com o auxílio do aplicativo SimpleMind. Para a fundamentar o conceito de curadoria adotou-se os seguintes teóricos: Bulgraen (2010), Chagas (2019), Cortela e Dimerstein (2015), Gabriel (2021), Lopes et al. (2014) e Siebra (2021). A propedêutica referente a mapeamentos mentais foi ancorada em: Buzan (2009), Camargo e Daros (2018), Fenner (2017), Moreira (2009) e Okada (2008). Trata-se de uma intervenção pedagógica no campo das tecnologias digitais na educação. A investigação apontou que as práticas pedagógicas de curadoria de conteúdos com a criação de mapas mentais com aplicativos digitais podem auxiliar no protagonismo do aluno, na seleção e organização de informações, na contextualização de conteúdos, bem como na realização de pesquisas em livros ou em sites, além de dinamizar o tempo de aprendizagem e favorecer a revisão em período de avaliação. Todavia, é importante destacar a importância do professor, conhecer o aplicativo, planejar e mediar a aula, tendo letramento digital e objetivos claros a desenvolver os conteúdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8799_TB3096_05122022024708.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS MELO" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89763 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3096 "inscrito_id" => 8799 "titulo" => "CURADORIA DE CONTEÚDOS E A CRIAÇÃO DE MAPAS MENTAIS: UMA EXPERIÊNCIA COM APLICATIVO SIMPLEMIND" "resumo" => "Este escrito tem como objetivo discorrer sobre a aplicabilidade da curadoria de conteúdos, mediante a criação de mapas mentais no aplicativo Simplemind, na disciplina de língua portuguesa, com alunos do ensino médio à prática da pesquisa – promovendo a participação ativa dos discentes. A abordagem adotada é qualitativa, com enfoque descritivo. Para a construção do referencial teórico realizou-se a organização de informações relevantes por meio de mapeamentos mentais, com o auxílio do aplicativo SimpleMind. Para a fundamentar o conceito de curadoria adotou-se os seguintes teóricos: Bulgraen (2010), Chagas (2019), Cortela e Dimerstein (2015), Gabriel (2021), Lopes et al. (2014) e Siebra (2021). A propedêutica referente a mapeamentos mentais foi ancorada em: Buzan (2009), Camargo e Daros (2018), Fenner (2017), Moreira (2009) e Okada (2008). Trata-se de uma intervenção pedagógica no campo das tecnologias digitais na educação. A investigação apontou que as práticas pedagógicas de curadoria de conteúdos com a criação de mapas mentais com aplicativos digitais podem auxiliar no protagonismo do aluno, na seleção e organização de informações, na contextualização de conteúdos, bem como na realização de pesquisas em livros ou em sites, além de dinamizar o tempo de aprendizagem e favorecer a revisão em período de avaliação. Todavia, é importante destacar a importância do professor, conhecer o aplicativo, planejar e mediar a aula, tendo letramento digital e objetivos claros a desenvolver os conteúdos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID8799_TB3096_05122022024708.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CARLOS FELIPE DA SILVA MELO" "autor_nome_curto" => "CARLOS MELO" "autor_email" => "carlos.felipe.edu20@gmail" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }