O CURRÍCULO DE UMA ESCOLA REGULAR NUMA COMUNIDADE QUILOMBOLA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA
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Porém, é importante perceber que nem sempre as comunidades quilombolas dispõem de escolas para atender a demanda da comunidade, consequentemente, as crianças e adolescentes precisem frequentar uma escola regular no município mais próximo de sua região. O objetivo desse trabalho consiste em analisar o currículo educacional da Escola Municipal Alfredo Gomes de Araújo, destacando as ações direcionadas ao atendimento de estudantes quilombolas, bem como, conhecer as relações estabelecidas entre escola e comunidade quilombola a partir da perspectiva inclusiva, por fim, refletir sobre a importância de oferecer uma educação inclusiva que respeite as especificidades culturais e sociais deste povo. É importante que a comunidade siga as normas que a Resolução CNE/CEB N° 8 define em relação à educação escolar Quilombola, bem como, permitir a participação de pessoas anciãs que são remanescentes de quilombos, garantindo ao individuo que freqüenta a instituição, o direito de conhecer o conceito, a história, o protagonismo do movimento quilombola e do movimento negro. Metodologicamente se caracteriza como uma pesquisa empírica qualitativa que utilizou como instrumentos para coleta de dados a aplicação de entrevista semi-estruturada com três professores da escola, com o intuito de conhecer como se constituía o currículo dessa escola e como este era favorável para os alunos, em sua maioria, moradores da comunidade quilombola. 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