BARBOSA, Daniel Ely Silva. O desafio da multiplicidade: saberes e práticas docentes. Anais I CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://mail.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/8983>. Acesso em: 25/11/2024 00:38
Ao apresentarmos o plano de curso e explicarmos, as alunas e aos alunos da graduação da Universidade Estadual da Paraíba, como eles iriam proceder durante os estágios de regência nas escolas em que os mesmos iriam estagiar durante o semestre nos deparamos com uma situação que precisava de tratamentos diferenciados. Um dos alunos da turma era deficiente visual, e, desta forma, como proceder nas aulas em que iríamos levar fotografias, pinturas, filmes, dentre outros materiais, para debatermos em sala os usos e possibilidades destas linguagens para o ensino de história? Outra questão posta pelo aluno foi a dificuldade que ele teria para estagiar, ministrar aulas de história, em uma das turmas de um dos colégios do Estado. Quanto a primeira questão tentamos realizar um conjunto de práticas e procedimentos para que estes possibilitassem uma melhor compreensão dos conteúdos, por parte do referido discente durante o semestre. Quanto a segunda questão, o aluno me perguntou sobre a possibilidade dele estagiar no Instituto dos Cegos da cidade de Campina Grande-PB. Proposta esta que acatei, e experiência que me proporcionou um novo olhar tanto no que diz respeito a relação ensino/aprendizagem, quanto a novas possibilidades para afetarmos e sermos afetados pela multiplicidade. THE CHALLENGE OF MULTIPLICITY: KNOWLEDGE AND TEACHERS EXPERIENCES In presenting the course plan to the undergraduate students at the State University of Paraíba explaining how they would proceed during the internship on the schools in which they would train for the half year we are faced with a situation that needed different treatment. One of the students in the class is visually impaired, and thus how to proceed in the lessons that we would take photographs, paintings, films, among other materials, to discuss in class the uses and possibilities of these languages to the teaching of history? Another question posed by students was the difficulty that he would have to teach history lessons in one of the classes from one of the colleges of the state. Regarding the first question tried to perform a set of practices and procedures so that they would enable a better understanding of the contents by the student during that semester. Regarding the second question, the student asked me about the possibility of his internship at the Blind Institute of Campina Grande-PB. Proposal which I agreed and brought me back experience that gave me a new look both in regards to teaching / learning relationship, as new possibilities for affect and be affected by multiplicity. Keywords: History, Learning, multiplicity