RESUMO: O objetivo dessa proposta foi discutir atividades de ensino de matemática direcionadas aos anos iniciais no estudo conceitual da unidade temática Grandezas e Medidas, embasada na Educação Financeira para o 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia caracteriza-se por ser um estudo exploratório do tipo qualitativo, destinado a discutir atividades de matemática que promovam a assimilação de conceitos específicos, tais como o reconhecimento, a comparação e a equivalência de valores monetários do Sistema Monetário Brasileiro a partir de cédulas e moedas. Desta forma, elaborou-se uma sequência didática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para essa etapa de escolarização, através de situações de compra, venda e troca com materiais manipulativos, tais como: dinheiro de brinquedo com cédulas de 1, 10 e 100 utilizadas para a compreensão dos benefícios de poupar e do uso consciente do dinheiro, possibilitando planejamento, uso de operações matemáticas básicas em cálculos mentais, escritos e registros diversos. Os resultados indicaram que as atividades utilizadas a partir do uso da metodologia de resolução de problemas com direcionamento interacionista, priorizando o uso de materiais diversos e experimentação, estimulou a reflexão e aquisição de habilidades dos participantes. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas na discussão da educação financeira facilitaram a assimilação dos conceitos de reconhecimento, comparação e equivalência de valores monetários, bem como estimulou a leitura, a escrita e o cálculo nos participantes.