ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM GRANDEZAS E MEDIDAS: DISCUTINDO ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89842 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3188 "inscrito_id" => 13391 "titulo" => "ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM GRANDEZAS E MEDIDAS: DISCUTINDO ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO: O objetivo dessa proposta foi discutir atividades de ensino de matemática direcionadas aos anos iniciais no estudo conceitual da unidade temática Grandezas e Medidas, embasada na Educação Financeira para o 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia caracteriza-se por ser um estudo exploratório do tipo qualitativo, destinado a discutir atividades de matemática que promovam a assimilação de conceitos específicos, tais como o reconhecimento, a comparação e a equivalência de valores monetários do Sistema Monetário Brasileiro a partir de cédulas e moedas. Desta forma, elaborou-se uma sequência didática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para essa etapa de escolarização, através de situações de compra, venda e troca com materiais manipulativos, tais como: dinheiro de brinquedo com cédulas de 1, 10 e 100 utilizadas para a compreensão dos benefícios de poupar e do uso consciente do dinheiro, possibilitando planejamento, uso de operações matemáticas básicas em cálculos mentais, escritos e registros diversos. Os resultados indicaram que as atividades utilizadas a partir do uso da metodologia de resolução de problemas com direcionamento interacionista, priorizando o uso de materiais diversos e experimentação, estimulou a reflexão e aquisição de habilidades dos participantes. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas na discussão da educação financeira facilitaram a assimilação dos conceitos de reconhecimento, comparação e equivalência de valores monetários, bem como estimulou a leitura, a escrita e o cálculo nos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13391_TB3188_01122022181142.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA APARECIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SABRINA SILVA" "autor_email" => "sabrynasilva2010@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89842 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3188 "inscrito_id" => 13391 "titulo" => "ASSIMILAÇÃO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS EM GRANDEZAS E MEDIDAS: DISCUTINDO ATIVIDADES PARA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "RESUMO: O objetivo dessa proposta foi discutir atividades de ensino de matemática direcionadas aos anos iniciais no estudo conceitual da unidade temática Grandezas e Medidas, embasada na Educação Financeira para o 3º ano do Ensino Fundamental. A metodologia caracteriza-se por ser um estudo exploratório do tipo qualitativo, destinado a discutir atividades de matemática que promovam a assimilação de conceitos específicos, tais como o reconhecimento, a comparação e a equivalência de valores monetários do Sistema Monetário Brasileiro a partir de cédulas e moedas. Desta forma, elaborou-se uma sequência didática de acordo com a Base Nacional Comum Curricular para essa etapa de escolarização, através de situações de compra, venda e troca com materiais manipulativos, tais como: dinheiro de brinquedo com cédulas de 1, 10 e 100 utilizadas para a compreensão dos benefícios de poupar e do uso consciente do dinheiro, possibilitando planejamento, uso de operações matemáticas básicas em cálculos mentais, escritos e registros diversos. Os resultados indicaram que as atividades utilizadas a partir do uso da metodologia de resolução de problemas com direcionamento interacionista, priorizando o uso de materiais diversos e experimentação, estimulou a reflexão e aquisição de habilidades dos participantes. Concluiu-se que as atividades desenvolvidas na discussão da educação financeira facilitaram a assimilação dos conceitos de reconhecimento, comparação e equivalência de valores monetários, bem como estimulou a leitura, a escrita e o cálculo nos participantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID13391_TB3188_01122022181142.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SABRINA APARECIDA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SABRINA SILVA" "autor_email" => "sabrynasilva2010@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }