FORMAÇÃO CONTINUADA: CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89921 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3283 "inscrito_id" => 10842 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho se refere a pesquisa que teve como propósito responder: Que contribuições podem ser oferecidas em encontros formativos sobre o ensino de Geometria a professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Delineou-se como objetivo geral verificar o conhecimento geométrico de professores participantes de uma formação continuada, discutir e propor práticas de letramento geométrico que possam contribuir na formação e na atuação profissional deles. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, com um grupo de professores atuantes em escolas de uma rede municipal de ensino do interior paulista. Ela abrangeu: a aplicação de um primeiro questionário para identificar o perfil geométrico dos professores do grupo; encontros formativos sobre conhecimentos de Geometria elementar e, por fim, a aplicação de um segundo questionário. No processo formativo, na coleta e na descrição dos dados foram considerados o desenvolvimento do pensamento geométrico segundo van Hiele; a Geometria básica e o ensino de Geometria; o processo de alfabetização matemática. Os resultados mostraram, no questionário inicial, lacunas no conhecimento geométrico da maioria dos professores, estando este muito próximo ao de alunos dos anos iniciais; e após os encontros formativos, o conhecimento geométrico dos professores ampliou-se significativamente. Pode-se inferir, com esse estudo, que os espaços de formação como o desenvolvido nesta pesquisa, devem ser incentivados e assumidos nos grupos escolares como momentos necessários para discussão do trabalho docente, oportunizando que as lacunas conceituais sobre Geometria façam parte das discussões pedagógicas, com vistas a uma ressignificação da prática" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10842_TB3283_04122022234606.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CRISTINA TOGNETE ROCHA" "autor_nome_curto" => "MARCIA TOGNETE" "autor_email" => "marcia.cristina@educacaos" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89921 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3283 "inscrito_id" => 10842 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA: CONHECIMENTOS GEOMÉTRICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho se refere a pesquisa que teve como propósito responder: Que contribuições podem ser oferecidas em encontros formativos sobre o ensino de Geometria a professores que atuam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Delineou-se como objetivo geral verificar o conhecimento geométrico de professores participantes de uma formação continuada, discutir e propor práticas de letramento geométrico que possam contribuir na formação e na atuação profissional deles. A coleta de dados foi realizada por meio de uma pesquisa-ação, com um grupo de professores atuantes em escolas de uma rede municipal de ensino do interior paulista. Ela abrangeu: a aplicação de um primeiro questionário para identificar o perfil geométrico dos professores do grupo; encontros formativos sobre conhecimentos de Geometria elementar e, por fim, a aplicação de um segundo questionário. No processo formativo, na coleta e na descrição dos dados foram considerados o desenvolvimento do pensamento geométrico segundo van Hiele; a Geometria básica e o ensino de Geometria; o processo de alfabetização matemática. Os resultados mostraram, no questionário inicial, lacunas no conhecimento geométrico da maioria dos professores, estando este muito próximo ao de alunos dos anos iniciais; e após os encontros formativos, o conhecimento geométrico dos professores ampliou-se significativamente. Pode-se inferir, com esse estudo, que os espaços de formação como o desenvolvido nesta pesquisa, devem ser incentivados e assumidos nos grupos escolares como momentos necessários para discussão do trabalho docente, oportunizando que as lacunas conceituais sobre Geometria façam parte das discussões pedagógicas, com vistas a uma ressignificação da prática" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID10842_TB3283_04122022234606.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCIA CRISTINA TOGNETE ROCHA" "autor_nome_curto" => "MARCIA TOGNETE" "autor_email" => "marcia.cristina@educacaos" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }