Nas últimas décadas, os estudos a respeito da Educação Ambiental cresceram significativamente. Todavia, quando se insere Educação Ambiental no contexto escolar, ainda se evidencia abordagens centradas nos aspectos ecológicos, muitas vezes, desconectado do contexto homem-cultura-natureza. Desse modo, o objetivo deste trabalho é identificar a compreensão dos professores sobre Educação Ambiental, bem como analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por eles no contexto da oficina curricular de Educação Ambiental nas escolas em tempo integral de Ensino Fundamental da Rede Municipal de São Raimundo Nonato, Piauí. A coleta de dados ocorreu por meio da aplicação de questionários estruturados aos professores. As informações coletadas indicaram que, embora os PCNs destacam que a EA deve ser trabalhada de forma transversal e interdisciplinar e que exista na matriz curricular das escolas em tempo integral, uma oficina curricular de Educação Ambiental, em muitos casos as temáticas são trabalhadas de maneira desarticulada com os demais componentes curriculares, abordando apenas temáticas ecológicas e realizando ações isoladas na escola. Os professores indicaram dificuldades para trabalhar com EA, por não se sentirem preparados em sua formação inicial, assim como por não dialogar com os demais componentes curriculares para trabalhar de forma transversal e interdisciplinar. Embora a rede municipal ofereça formações continuadas e cursos de EA, percebe-se que ainda é preciso aprofundar conceitos e prática de EA entre os professores para que estes possam desenvolver práticas pedagógicas que envolvam a comunidade escolar e contribuam com a conscientização ambiental.