IMPORTÂNCIA DO AUTOCAD NA FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS: UM ESTUDO DE CASO DO MINICURSO DE INTRODUÇÃO AO AUTOCAD.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89982 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3358 "inscrito_id" => 12691 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO AUTOCAD NA FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS: UM ESTUDO DE CASO DO MINICURSO DE INTRODUÇÃO AO AUTOCAD." "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo sobre importância do software AutoCad na formação de futuros engenheiros, o qual tem como objetivo demonstrar como o PET Engenharias conseguiu capacitar os graduandos de engenharia a respeito do uso do mesmo. A partir de dados coletados em um minicurso de introdução ao AutoCad, que é uma ferramenta importante na criação e manipulação de projetos e desenhos técnicos, realizado de forma online através da plataforma Google Meet, por discentes do Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus Vitória da Conquista, foi desenvolvido um estudo de caso no qual foi possível destacar a necessidade desse tipo de conteúdo para complementação da formação dos discentes de engenharia no período de graduação, uma vez que o público alvo da atividade foi composto por alunos dos cursos de engenharia ambiental, engenharia civil e engenharia elétrica. Nesse estudo foram analisados dados quantitativos e qualitativos, a respeito da contribuição do conteúdo abordado, durante a execução do minicurso para a formação profissional do público participante. Durante o desenvolvimento desse estudo foi possível observar a existência de uma defasagem no que se refere a oferta do conhecimento sobre o software em questão por parte das instituições de ensino, que majoritariamente possuem um foco voltada à parte teórica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12691_TB3358_06102022204201.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE CARVALHO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Filipe Andrade" "autor_email" => "filipeandrade112@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89982 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3358 "inscrito_id" => 12691 "titulo" => "IMPORTÂNCIA DO AUTOCAD NA FORMAÇÃO DE FUTUROS ENGENHEIROS: UM ESTUDO DE CASO DO MINICURSO DE INTRODUÇÃO AO AUTOCAD." "resumo" => "O presente trabalho apresenta um estudo sobre importância do software AutoCad na formação de futuros engenheiros, o qual tem como objetivo demonstrar como o PET Engenharias conseguiu capacitar os graduandos de engenharia a respeito do uso do mesmo. A partir de dados coletados em um minicurso de introdução ao AutoCad, que é uma ferramenta importante na criação e manipulação de projetos e desenhos técnicos, realizado de forma online através da plataforma Google Meet, por discentes do Instituto Federal da Bahia – IFBA, campus Vitória da Conquista, foi desenvolvido um estudo de caso no qual foi possível destacar a necessidade desse tipo de conteúdo para complementação da formação dos discentes de engenharia no período de graduação, uma vez que o público alvo da atividade foi composto por alunos dos cursos de engenharia ambiental, engenharia civil e engenharia elétrica. Nesse estudo foram analisados dados quantitativos e qualitativos, a respeito da contribuição do conteúdo abordado, durante a execução do minicurso para a formação profissional do público participante. Durante o desenvolvimento desse estudo foi possível observar a existência de uma defasagem no que se refere a oferta do conhecimento sobre o software em questão por parte das instituições de ensino, que majoritariamente possuem um foco voltada à parte teórica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12691_TB3358_06102022204201.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FILIPE CARVALHO DE ANDRADE" "autor_nome_curto" => "Filipe Andrade" "autor_email" => "filipeandrade112@gmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }